loader

PR a caminho de Cabo Verde para cimeira da CPLP

O Presidente da República, João Lourenço, deixa hoje, Terça-feira, Luanda, com destino a Cabo Verde, a fim de participar na 12ª Cimeira de Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A reunião de cúpula das nações que têm como língua oficial de comunicação o português acontece hoje e Quarta-feira, na Ilha do Sal, com foco na mobilidade, visando a livre circulação de pessoas e bens no espaço lusófono. Para além da Declaração Final de Santa Maria, nome da cidade turística onde irá decorrer o encontro, espera-se que saia da cimeira um documento orientador, consensual, sobre a mobilidade, uma contribuição de Cabo Verde que já é do conhecimento de todos os Estados membros.

O Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, assegura que a proposta incorpora contributos de Portugal e sublinha a importância de os países poderem escolher o nível de mobilidade que pretendem implementar.

“O ganho da presidência de Cabo Verde tem que se traduzir em avanços no domínio da mobilidade, mesmo que seja por segmentos, escritores, artistas, bens culturais, agentes económicos, empresários, estudantes, ao menos que haja aqui avanços e conquistas claras”. Outra grande preocupação que Cabo Verde quer partilhar com os restantes membros da CPLP é a promoção da língua portuguesa, através do Instituto de Língua Portuguesa.

Últimas Notícias