CFB inaugura rota Cuito-Luena

CFB inaugura rota Cuito-Luena

Os passageiros das cidades do Cuíto (Bié) e Luena (Moxico) contam desde Segunda-feira, 16, com uma nova rota de ligação entre as duais cidades para transportação de mercadorias diversas, inaugurada pela direcção do Caminho de Ferro de Benguela (CFB).

no comboio inaugural, o representante do Presidente do Conselho de Administração do Caminho de Ferro de Benguela (CFB) no Bié, Nicolau Sapalo, sublinhou que a abertura da nova frequência vai colmatar a procura da população pelos seus serviços.

Na locomotiva, foram transportados acima de 300 passageiros, com destinos diversos, nomeadamente as sedes municipais de Catabola, Camacupa e Cuemba (Bié), bem como a capital da província do Moxico (Luena). Nicolau Sapalo afirmou que a direcção do Caminho de Ferro de Benguela disponibilizou, para o efeito, uma carruagem de 1ª classe, duas de 2ª, cinco de 3ª, duas de mercadorias e uma para furgões.

A frequência será efectuada às Segundas-feiras, no sentido ascendente (Cuito-Luena) e às Quintas-feiras no sentido descendente (Luena-Cuito), com capacidade para transportar 420 passageiros e 90 toneladas de mercadoria. O responsável declarou ainda que, a abertura desta rota vem responder à insuficiência de vagas para passageiros que anteriormente a CFB atribuía à província do Bié, que não correspondia com as necessidades.

“Antigamente, nas três frequências semanais em que o comboio fazia o troço BenguelaMoxico, em cada frequência tínhamos cerca de 100 lugares para passageiros da província do Bié, e eram necessários mais de 300 lugares por dia”, esclareceu.

Tal situação, frisou o representante do CFB, dificultava a transportação da população com normalidade, porque muitos passageiros não encontravam vagas suficientes para se acomodarem. E sublinhou que, caso os novos serviços não correspondam à demanda, o Conselho de Administração do CFB poderá ainda aumentar as frequências, com vista a satisfazer as necessidades da população e promover a rentabilidade financeira da empresa.

Entretanto, Eduardo Maurício, um dos passageiros, mostrouse satisfeito com essa aposta do CFB em melhorar os seus serviços, que vai reduzir as enchentes e os empurrões que nos últimos tempos se verificavam.