Mais de 400 “capacetes brancos” chegaram à Jordânia

Mais de 400 elementos do grupo de socorristas sírios “capacetes brancos” e as suas famílias chegaram este domingo à Jordânia.

Segundo o ministro jordano dos negócios estrangeiros, o grupo foi retirado da Síria com a ajuda de Israel, que já divulgou imagens da operação que aconteceu na noite deste sábado.

A retirada dos capacetes brancos acontece numa altura em que o regime de Bashar al-Assad, com a ajuda de Moscovo, está prestes a dominar as últimas áreas controladas pelos rebeldes.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse que a ajuda de Israel foi pedida por vários líderes, entre eles Donald Trump

“Há poucos dias fui abordado pelo presidente Trump, pelo primeiro-ministro canadiano Trudeau e por outros responsáveis no sentido de ajudarmos centenas de capacetes brancos a sair da Síria. Trata-se de pessoas que salvaram vidas e que têm agora as vidas em perigo. Eu dei autorização para os levarem, através de Israel, para outros países e considero que este é um importante gesto humanitário”.

Os capacetes brancos atuaram no terreno durante o conflito entre os rebeldes e o governo de Damasco. Salvaram milhares de vidas nas operações de resgate de emergência nas áreas mais afetadas pelos bombardeamentos.

O grupo diz que é politicamente neutro mas o presidente sírio, Bashar al-Assad, considera que os “capacetes brancos” são ferramentas de propaganda patrocinadas pelo Ocidente.