PR convidado a visitar o Quénia

PR convidado a visitar o Quénia

O Presidente da República, João Lourenço, foi convidado pelo seu homólogo queniano, Uhuru Kenyatta, a visitar o seu país ainda este ano

POR: Norberto Sateco

A informação foi avançada à imprensa pela ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros do Quénia, Mónica Juma, à saída de uma audiência que lhe foi concedida, ontem, pelo Presidente da República no Palácio Presidencial da Cidade Alta. A diplomata informou que o convite foi aceite pelo estadista angolano, aguardando apelas pelo acerto das datas a serem estabelecidas pelos chefes das diplomacias dos respectivos países.

Petróleos

Na audiência com João Lourenço, a ministra explicou que o seu país pretende aprofundar a cooperação nas áreas dos petróleos e dos transportes, numa altura em que os mais recentes resultados de estudos apontam para a descoberta de jazigos de petróleo. Mónica Juma reconheceu Angola como um dos principais produtores de petróleo no continente africano, razão por quer absorver da sua experiência neste domínio. Na audiência com João Lourenço, a ministra falou ainda da Conferência sobre a Economia Azul que o seu país vai albergar em Novembro próximo. Angola estará representada por uma delegação de alto nível. No domínio dos transportes, Mónica Juma, que se encontra em Luanda desde Domingo, 21, lançou um apelo aos empresários dos dois países para aumentarem os seus investimentos.

Para isso, defendeu a necessidade do aumento da frequência de voos entre os dois países para permitir mais circulação de pessoas e bens. Antes do encontro com o Chefe de Estado, Mónica Juma encontrou-se com o seu homólogo angolano, Manuel Augusto, com quem manteve conversa à porta fechada. Ao meio da tarde, a diplomata, esteve na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, onde animou uma palestra com o tema “Segurança e Paz em África”. Mónica Juma regressa hoje ao Quénia, depois de ter cumprido uma visita de 48 horas a Angola. Angola e Quénia mantêm relações desde 1961, mas o ponto alto deu-se em 1974, na Conferência de Nakuru, em Mombassa. O ano de 2012 marca o reforço da cooperação entre os dois Estados, data em que foram assinados três importantes instrumentos jurídicos.