Aspirante da Lista B mobiliza eleitores em Cabinda

Aspirante da Lista B mobiliza eleitores em Cabinda

O candidato da lista B à presidência da União Nacional dos Artistas e Compositores-Sociedade de Autores (UANCSA), Belmiro Carlos, trabalhou, Sábado, em Cabinda, para a apresentação do seu programa e mobilização dos eleitores locais

Belmiro Carlos afirmou à imprensa, depois do encontro que manteve com os artistas de Cabinda, que candidatou-se à liderança da UNAC-SA para inverter o mau momento que se vive actualmente.

Acrescentou que veio a Cabinda por ser um pólo importante que pode fazer a diferença durante a sua campanha, manter uma conversa com os artistas locais e pedir o seu voto. Belmiro Carlos apontou cinco pilares do seu programa de acção, sendo o primeiro referente à gestão dos direitos de autor que, na sua opinião, não tem sido bem dito e compreendido ao nível da instituição. Sublinhou que a UNAC é uma entidade de gestão colectiva de autores e conexos e não uma simples associação sócio-cultural.

Outro pilar consiste em intervir no ambiente de trabalho artístico, integração social do artista, a solidariedade e unidade da classe, dinamização e revitalização administrativa da agremiação, que considerou estar praticamente desestruturada.

Apelou aos eleitores de Cabinda ao voto consciente e que façam desta oportunidade um momento para unir, fortificar e fortalecer a instituição e a classe artística. O candidato da lista B promete ainda tornar a classe artística mais unida e solidária, bem como criar uma fábrica de discos no país.

A lista B tem como vice-presidente Dom Caetano e como secretário- geral, Kizua Gourgel. Na eleição, o elenco liderado por Belmiro Carlos vai concorrer com a lista A encabeçada por Zeca Moreno. A UNAC-SA é uma associação sócio-cultural e profissional, proclamada há 29 anos, que congrega compositores, músicos, teatristas, coreógrafos e bailarinos.

A organização com mais de 6 mil membros, tem como objecto dinamizar a dança, o teatro e a música, assim como a inserção profissional e consequente afirmação social dos seus associados. A UNAC-SA está representada nas províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Lunda-Norte, Lunda- Sul, Moxico, Cuanza Sul, Benguela, Huambo, Huíla e Cunene.