loader

Candidato à presidente da UNAC aposta no fomento actividade artística

A pretensão é proteger os interesses dos artistas de forma geral, renovar a mensagem de esperança para a classe, assim como melhorar as condições de trabalho e sociais dos criadores

O candidato da lista A, a presidente da União dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC-SA), Zeca Moreno, mostra-se apostado no desenvolvimento uniforme da actividade artística nas 18 províncias do país.

Em entrevista à Rádio Benguela, Zeca Moreno referiu que o objectivo da lista A é proteger os interesses dos artistas em geral, levar uma nova mensagem de esperança à classe, bem como melhorar as condições de trabalho e sociais dos criadores. Segundo o candidato, a classe artística angolana está desunida e desprotegida, um facto que prejudica o desenvolvimento da cultura. Zeca Moreno realçou que o programa da lista A prevê unir a classe em torno de um projecto de consenso transversal, baseado no diálogo inter-geracional. “

Os artistas da nova e da velha geração estão desunidos, basta ver o cenário actual com muitos casos de conflito, acusações e contra- acusações, clima de desconfiança e desavenças, sendo que há litígios a serem resolvidos em tribunais. Falta mais diálogo entre os artistas”, asseverou. Em caso de vitória nas eleições, prometeu convidar integrantes da lista B, com as suas ideias, programas e projectos válidos, para ajudarem a dinamizar e melhorar o funcionamento da UNAC -SA.

Declarou-se confiante na vitória da lista A, cujo programa acha inclusivo, abrangente, credível e que satisfaz os interesses da classe. Por outro lado, acusou a antiga direcção da UNAC-SA de má gestão financeira e fraco desempenho na defesa dos interesses da classe.

“Quem recebeu do Estado, nos últimos 3 ou 4 anos, um montante de aproximadamente 102 milhões Kwanzas e não conseguiu apresentar um projecto feito por si, do princípio ao fim, e que beneficia os artistas, que credibilidade tem esta direcção?”, interrogou.

Os membros da lista A concorrem às eleições, previstas para Agosto do ano em curso, com o elenco da lista B, liderado por Belmiro Carlos.

Últimas Notícias