Exposição “A Língua Portuguesa em Nós” segue com actividades diversas no CCBA

Exposição “A Língua Portuguesa em Nós” segue com actividades diversas no CCBA

Prosseguem, à margem da exposição itinerante denominada “A Língua Portuguesa em Nós”, diversas actividades culturais, cuja mostra está patente no Cento Cultural Brasil-Angola, em Luanda

Para hoje, a partir das 18 horas, no quadro do projecto “Puxapalavra”, a professora brasileira de Estudos Comparados de literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, Rita Chaves, conversa com o professor emérito moçambicano, José Luís Cabaço. Os dois interlocutores, em conversa amena, vão abordar os contornos da língua portuguesa, evolução, acordo ortográfico, entre outros aspectos inerentes a esse património imaterial partilhado pelos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

No dia seguinte, Sexta-feira, Rita Chaves volta à conversa, desta feita, tendo como com convidadas as professoras Cristina Pinto, Andreia Muraro, Cesaltina Abreu e a escritora Stella Constantina, versando a a conversa sobre a presença da mulher nos vários contextos da sociedade, podendo o público presente interagir em relação aos depoimentos.

No período da tarde, a partir das  15 horas, haverá uma apresentação do grupo infantil “Malta da Paz e da Alegria”, com exibições de números de dança, música e animação humorística do mesmo grupo. A exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós” propõe diálogos e trocas com os falantes da língua portuguesa no continente africano e no arquipélago cabo-verdiano.

Já foi exibida na cidade da Praia, em Cabo Verde e depois de Angola seguirá para Maputo, Moçambique, ainda em Agosto. Saliente-se que a exposição “A Língua Portuguesa em Nós” é uma iniciativa do Itamaraty, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa.