loader

Actividades políticas assinalam Dia da Revolução Cubana

Várias actividades de carácter político e social foram realizadas nesta Quinta-feira, no país, para assinalar o 26 de Julho, dia que marca ao triunfo da revolução cubana.

Por ocasião da data, em nome do Ministério da Defesa Nacional e das Forças Armadas Angolanas (FAA), o titular da pasta da Defesa, Salviano de Jesus Sequeira, felicitou, numa nota, o povo cubano. “Congratulamo-nos, uma vez mais, pela acção protagonizada por um povo que desafiou a tirania pela sua auto- determinação”, refere o documento citado pela Angop nesta Quinta-feira.

Na nota, o ministro da Defesa Nacional refere que “o exemplo do povo cubano foi a força motriz para muitos povos do mundo”. No quadro da efeméride, o vice-governador para a área Técnica e Infra-estruturas do Namibe, José António Tchindongo, destacou o contributo de Cuba na formação de quadros angolanos. José António Tchindongo afirmou que o povo cubano continua a dar o seu contributo na formação de quadros angolanos, com realce para os sectores da Educação e da Saúde. Na mesma província, o administrador municipal do Namibe, João dos Santos, ressaltou o engajamento de Cuba na luta pela Independência do Zimbabwe e da Namíbia.

Na província do Bié, o governador Álvaro de Boavida Neto afirmou que as lembranças do assalto ao quartel de Moncada jamais morrerão nas memórias do povo angolano. Boavida Neto, falando no acto provincial em alusão à data, frisou que as celebrações anuais da efeméride devem ser marcadas pela progresso dos dois países e povos. A revolução cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição de Fulgêncio Baptista de Cuba pelo Movimento 26 de Julho liderado por Fidel Castro.

Últimas Notícias