Carta do leitor: De Lubango a bela a Lubango o feio

Carta do leitor: De Lubango a bela a Lubango o feio

Olá… Eu sou a Neusa. Sou do Lubango, cidade que muito amo mas que agora, nos últimos tempos, até nem sei o que sinto mais. O Lubango é uma cidade bonita, talvez foi mais bonita no tempo dos meus pais, mas hoje em dia a sua beleza já não é como dantes. Temos muitos musseques na cidade, temos muitos problemas. Muita gente anda pela cidade sem nada para fazer, ficam nas praças e jardins só a incomodar quem passa.

Alguns nem são angolanos, vieram do Congo. Os jardins, como o da Sé Catedral, nem dá gosto ficar lá. Poderia ser como os que vemos na televisão, de outros países, com esplanadas e animação, mas não, estão lá os que vendem relógios falsos e feitiços.

Também no jardim ao lado da maternidade e no que fica perto do Governo é a mesma coisa. Também as árvores da cidade ou desapareceram, ou não estão bem tratadas. As montras no Lubango não dão gosto de olhar, são feias. E também não dá gosto andar pela cidade. Nem a pé, nem de carro ou de moto.

Embora não termos alternativas porque não há autocarros na cidade, nem um… Para ir trabalhar, ou vaise a pé, ou de candongueiro ou de kupapata. Aos fins-de-semana, é só ficar em casa. porque aí, se andaste a pé ou de carro não interessa, o corpo todo só dores. São muitos buracos na cidade. Não temos passeios. É uma tristeza muito grande. Espero que os nossos dirigentes leiam o jornal para verem como o povo se sente, não está nada bom.