loader

Angola acata experiência moçambicana para melhorar preparação do Festival Nacional de Cultura Angolana (FENACULT)

A experiência deste país irmão do Índico, serviu para a recolha de informações que poderão enriquecer os técnicos nacionais em termos de background para os futuros eventos culturais em Angola.

A secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, adiantou, Segunda-feira, em Moçambique, que Angola vai aproveitar a experiência moçambicana para refinar o processo de preparação e realização do Festival Nacional de Cultura Angolana, (FENACULT 2020).

A responsável, que fazia um balanço da presença angolana no X Festival Nacional da Cultura de Moçambique, frisou que o contacto com a experiência deste país do Índico serviu para colher informações que poderão enriquecer os técnicos nacionais em termos de background para os futuros eventos culturais em Angola.

“Levamos uma boa experiência na medida em que tivemos a oportunidade não só de interagir como também de ver de perto o nível organizativo e aspectos ligados à cultura mocambicana.

O facto de todas as actividades terem sido realizadas fora da capital demonstra que é possível levar a cultura a todas as localidades”, afirmou Maria da Piedade de Jesus. Para Maria da Piedade de Jesus, os cinco dias de evento foram a expressão da cultura moçambicana nas suas diversas formas, mostrando a sua grande diversidade cultural assente na unidade nacional representada pelas 11 províncias do país.

A presença de Angola no evento deveu-se ao intercâmbio cultural entre os dois países, e serviu para a troca de informações e experiências em termos de acções destinadas a valorizar, divulgar e preservar a identidade cultural. Ao longo da sua estada em Moçambique, a delegação angolana participou em várias actividades culturais.

Durante cinco dias, a cidade de Lichinga e os distritos de Sanga, Lago e Chimbunila são palco do mosaico cultural moçambicano, com várias apresentações, como concertos musicais, sessões de poesia e de teatro, bem como exposições de gastronomia, artesanato e moda.

O X Festival Nacional da Cultura, decorreu de 26 a 30 de Julho, em Lichinga, capital da província do Niassa. O Governo moçambicano, tem realizado festivais nacionais de cultura desde 1978, cuja primeira edição teve lugar na província de Maputo.

Últimas Notícias