Joseph Kabila em Angola para contactos com homólogo angolano

Joseph Kabila em Angola para contactos com homólogo angolano

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, efectua a partir de hoje, Quinta-feira, uma visita oficial e de trabalho a Angola a convite do seu homólogo, João Lourenço.

Segundo uma nota de imprensa da Casa Civil do Presidente da República, a visita de Kabila a Angola termina a três de Agosto e inscreve-se no quadro das relações de amizade e cooperação entre os dois países irmãos e vizinhos e de contactos regulares entre os dois estadistas. Segundo o programa da visita de trabalho distribuído a OPAÍS, Joseph Kabila deverá aterrar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro às 10 horas, onde será recebido pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Após a sua acomodação e da delegação que o acompanhará, dirigir-se-á ao Palácio Presidencial a cidade Alta onde receberá cumprimentos de boas vindas do seu homólogo, João Lourenço, com honras militares e passagem da tropa em parada. Às 12 horas e 15 minutos dar-se- á o encontro em privado entre os dois estadistas e eventuais conversações entre as delegações ministeriais dos dois países. De seguida ser-lhe-á oferecido um almoço oficial e a sua delegação no Salão Nobre do Palácio Presidencial. Joseph Kabila deverá regressar à RDC na Sexta-feira,( 3).

De lembrar que a RDC encontra- se neste momento num processo de preparação para a realização de eleições aprazadas para Dezembro próximo. dr Joseph Kabila ainda não se pronunciou se concorrerá ou não a um terceiro mandato, sendo que a Constituição deste país apenas permite dois consecutivos. Angola e a RDC partilham uma longa fronteira comum e desenvolvem excelentes relações de cooperação na área da Defesa e Segurança, Transportes, Petróleos, Hotelaria e Turismo, Agricultura e Pescas. Ambos Estados integram a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), Comissão do Golfo da Guiné (CGG), entre outros organismos internacionais.