Detido antigo director do SIC na Huíla

Detido antigo director do SIC na Huíla

O antigo director do Serviço de Investigação Criminal (SIC) na Huíla, superintendente-chefe Amadeu Suana, foi detido quinta-feira, nesta cidade, por suposto suborno de soltura de presos. A ordem de detenção do oficial foi ordenada pelo juiz do tribunal provincial local, Kissoka Nziku.

POR: Opais/Lusa

Teófilo Kitumba, advogado do oficial do SIC, esclareceu esta sexta-feira, à imprensa, que a detenção do seu constituinte se deve ao incumprimento de uma convocatória do Tribunal, em Junho de 2012, quando começou a ser investigado o “processo dos 28”.Três outros oficiais do SIC estiveram também arrolados no caso de soltura de presos envolvidos no desvio de 123 camiões-cisterna de gasóleo, tendo sido julgados e condenados em Março último.

O advogado de defesa entende, entretanto, não haver razão para a detenção do seu constituinte, por este ser acusado de um crime de natureza patrimonial que admite liberdade condicional, notando que a notificação do tribunal nunca chegou às mãos do arguido nem aos advogados.“Após o despacho de pronúncia do juiz, o cartório do tribunal deve notificar o arguido e os seus representantes e isso não foi feito, por isso ele não compareceu ao tribunal, esclareceu o casusidico.

Admite que o seu constituinte esteja arrolado ao processo de combustíveis em que respondeu na primeira fase na qualidade de declarante, mas foi constituído arguido na segunda fase do processo que lesou o Estado em mais de 523 milhões de Kwanzas.Por envolvimento no mesmo caso de descaminho de combustível destinado à central térmica da Arimba, foi condenado na primeira fase o director-adjunto dos SIC, Abel Wayaha, a oito anos de cadeia.

O arrombo começou em Novembro de 2015, mas só em Janeiro do ano seguinte foi descoberto, tendo o Estado sido lesado em 571 milhões e 725 mil Kwanzas, com os quais os acusados, entre motoristas e técnicos da Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL), da Sonangol e oficiais do SIC que adquiriram carros, casas e outros bens, já confiscados.