loader

Eleições na RDC no centro do encontro de Kabila e João Lourenço

O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila, encontra-se desde ontem na capital angolana para uma visita de trabalho de dois dias, a convite do Presidente angolano, João Lourenço

Texto de: Neusa Filipe

O Presidente da República, João Lourenço recebeu ontem, no Palácio Presidencial, o seu homólogo congolês-democrático Joseph Kabila, no quadro do reforço das relações de amizade e de cooperação entre os dois países. No fim da reunião privada de aproximadamente uma hora entre os dois estadistas, foram abordados também, entre outros assuntos, a questão ligada à segurança fronteiriça na região, tendo o Presidente João Lourenço lembrado a missão dos dois países de cultivar permanentemente os laços de amizade e de cooperação, estabelecendo, sobretudo, um bom ambiente de negócios entre ambos Estados, as suas empresas e populações.

A ocasião foi também aproveitada, segundo informou o Presidente João Lourenço, para se abordar questões ligadas ao momento particular que a República Democrática do Congo (RDC) está a viver, no âmbito da preparação das próximas eleições aprazadas para 23 de Dezembro próximo. “Constatamos que o processo de organização das eleições na RDC está a decorrer de forma pacífica”, disse, João Lourenço.

Por seu turno, o Presidente Joseph Kabila, que não adiantou à imprensa nenhuma informação sobre a sua possível candidatura nas próximas eleições gerais na RDC, marcadas para 23 de Dezembro, referiu que as relações entre os dois países devem expandir-se também no domínio do comércio e das infraestruturas.

Joseph Kabila acredita que isto poderá ajudar na cooperação, sobretudo ao nível fronteiriço, tendo recomendado, com essa reabertura, um maior aproveitamento do Caminho-de-Ferro de Benguela e explorar as potencialidades que existem entre os povos dos dois países. A RDC vive um momento de preparação para a realização das próximas eleições legislativas e presidenciais marcadas para o dia 23 de Dezembro do ano em curso.

Últimas Notícias