Pagamento do IPU rende mais de 42 milhões de Kwanzas

Pagamento do IPU rende mais de 42 milhões de Kwanzas

Quarenta e dois milhões, 136 mil e 389 Kwanzas é o valor arrecadado pela sexta região tributária, na província do Cunene, resultante do pagamento do Imposto Predial Urbano (IPU), no primeiro e segundo trimestres de 2018.

A informação foi prestada à imprensa na Quinta-feira, 2, pelo chefe de departamento do serviço fiscal da AGT-Cunene, Jorge Bernardo. Referiu que, comparativamente ao período homólogo de 2017, este ano houve o acréscimo de sete milhões, 782 mil e 84 Kwanzas. Salientou que desse valor, 24 milhões, 475 mil e 199 recaem sobre o IPU património, cuja liquidação é feita nos meses de Janeiro e de Julho, enquanto 15 milhões 486 mil e 33 Kwanzas recaem sobre a modalidade de arrendamento que é liquidado mensalmente.

Sem precisar o número de contribuintes que efectuaram o pagamento do Imposto Predial Urbano, disse que nos últimos tempos os serviços têm registado adesão satisfatória em relação ao ano transacto, fruto das acções de sensibilização à importância do pagamento do imposto, sua função e seu contributo no processo de diversificação da economia. Elogiou, por isso, a maturidade dos contribuintes em relação à importância que atribuem ao pagamento do IPU, que incide sobre os prédios urbanos arrendados e não arrendados.

Lembrou que imóveis avaliados até 5 milhões de Kwanzas estão, de acordo a lei, isentos de pagamento do IPU, enquanto os com valor superior a 5 milhões pagam 0,5 porcento deste montante. Já no sistema de imóveis arrendados, disse que a taxa é de 15 porcento sobre o valor das rendas recebidas, que podem ser descontado pelos respectivos inquilinos.