Benedito Manuel assume direcção do projecto Catoca

Benedito Manuel assume direcção do projecto Catoca

O novo director-gera de Catoca é o angolano Benedito Paulo Manuel, que vai agora gerir os destinos da quarta maior mina de diamantes do mundo explorada em céu aberto. A sociedade conta agora com um Conselho de Supervisão, que passa a ser um órgão de consulta.

A Sociedade Mineira de Catoca anunciou esta semana a nomeação de um novo director-geral. Trata-se de Benedito Paulino Manuel, indicado pelos accionstas presentes na 64ª Sessão da Assembleia Geral de Sócios, realizada em Luanda. A 64ª Sessão contou com 100% do seu capital presente e aprovou o novo modelo de governação que, para além dos órgãos sociais existentes desde a criação da sociedade de (Assembleia Geral, Conselho de Gerência e Fiscal), introduziu o Conselho de Supervisão, que passa a ser um órgão de consulta dos sócios e do conselho de gerência.

“Foram deliberadas alterações aos estatutos da sociedade para conformá-la com o modelo ora aprovado”, anunciou, a empresa, em comunicado. Na sequência, para o Conselho de Gerência, a sociedade Endiama-EP nomeou Benedito Paulo Manuel para presidente do referido conselho, Paulo Mandela do Amaral, para gerente e directorgeral adjunto. Por seu turno, a Alrosa, sócia do projecto Catoca, nomeou os engenheiros Aleksei Kovalenko e Vadim Dzura para directores-gerais adjuntos.No Conselho Fiscal, a Endiama estará representada por Eunice Esteves e por António Ventura, ambos engenheiros de formação, faltando a Alrosa preencher as vagas de que tem direito.

Para o Conselho de Supervisão, a Endiama nomeou Esperança dos Santos e Fernando Sebastião, para os cargos de presidentes adjuntos, enquanto a Alrosa está representada por Vladmir Manchenko e Alexandre Gorlov, este último eleito pelo presidente do Conselho de Supervisão. Importa referir que o mandato do presidente do Conselho de Supervisão será exercido de forma rotativa pelos sócios maioritários, como são os casos da Endiama e da Alrosa. A Sociedade Mineira de Catoca é constituída pela Endiama (Angola), Alrosa (Rússia), Lev Leviev International- LLI (China). Catoca é a quarta maior mina de diamantes do mundo explorada a céu aberto e a primeira em Angola, sendo responsável pela extração de mais de 70% dos diamantes nacionais.

O novo DG de Catoca

Benedito Paulo Manuel, nomeado pelo presidente do Conselho de Gerência e director- geral, é angolano, formado em engenharia civil no ISECK- Ucrânia, mestre em estruturas metálicas na AEEUK-Kharkvo e mestre em engenharia de cimentações, no CEDEX-Madrid, Espanha. Em Junho de 2000 ingressou nos quadros da Catoca com a função de chefe de sector de formação, adstrito ao departamento de Recursos Humanos. Em Agosto de 2005 foi nomeado chefe de gabinete de planeamento de estudos e controlo, passando posteriormente para o departamento de planeamento estratégico integrado nos novos negócios, função que exerceu até finais de 2014. No ano a seguir foi indicado para a função de director-geral adjunto para a área social da Sociedade Mineira de Catoca.