BODIVA negoceia Kz 1,5 mil milhões na primeira semana de Agosto

BODIVA negoceia Kz 1,5 mil milhões na primeira semana de Agosto

Em 5 dias, a BODIVA registou 20 negócios, num montante avaliado em Kz 1,5 mil milhões. Para o economista João Zumba, o futuro mercado de acções, outro segmento da BODIVA, vai aumentar o volume de poupanças e estimular novos investimentos à economia nacional

POR: Hélder Caculo

A Bolsa de Dívidas e Valores de Angola (BODIVA) registou na primeira semana deste mês cerca de 20 negócios avaliados em Kz 1,5 mil milhões. O BFA mantém a liderança das negociações, sendo o intermediário financeiro que mais negócios realizou desde o princípio do ano. Segundo o relatório semanal sobre o mercado secundário de dívida pública divulgado pela BODIVA, compilado pelo OPAÍS, foram realizados, nos primeiros seis dias do mês de Agosto, cerca de 20 negócios, sendo 16 intermediados pelo Banco de Fomento Angola (BFA), que mantém a liderança nas negociações desde o início do ano. O Standard Bank Angola com duas negociações e o BIC com três, foram outros intermediários financeiros que se destacaram.

Na semana em referência, a bolsa registou Kz 620,3 milhões em ambiente bilateral e Kz 886,8 milhões em ambiente multilateral. Ao longo do ano, a BODIVA já registou mais de Kz 400 mil milhões em cerca de 2000 negócios. Durante o passado mês de Junho, a BODIVA encerrou as transacções com kz 82 mil milhões, sendo Kz 20,2 mil milhões no Ambiente Bilateral e Kz 62 mil milhões no Ambiente Multilateral. Em resumo, entre Junho e Julho as negociações na bolsa recuaram em mais de Kz 24 mil milhões. A BODIVA acredita que a publicação dos seus resultados mensais, concorrem para o aumento da transparência e da confiança. dos investidores.

Economista defende mercado de acções

Em declarações a OPAÍS, o economista João Zumba fez um balanço positivo das últimas movimentações na BODIVA. Referiu que o mercado de acções, que ainda não está em vigor, vai estimular o que se denomina capitalismo popular, o que poderá ter impacto positivo na renda das empresas e das famílias. “O mercado bolsista é muito importante, porque estimula a poupança e o investimento, na medida em que as empresas e pessoas singulares poderão ganhar juros. Serve como um intermediário entre os investidores e os operadores”, disse. De acordo com a Estratégia de Actuação da Comissão do Mercado de Capitais (CMC), o mercado de acções, que vai abranger as empresas, só entra em actividade a seguir à dívida pública. Para assegurar o bom funcionamento da Bolsa, a CMC dividiu o processo de entrada em operacionalização da BODIVA em seis etapas, que correspondem ao Mercado de Dívida Pública (Já aberto), Mercado de Dívida Corporativa, a fase do Segmento dos Fundos de Investimento, a fase do Mercado de Acções, além das fases dos Mercados de Futuros e dos outros diplomas de suporte três, foram outros mercado.