loader

Expo-Huíla arranca hoje com mais de 280 expositores

A cidade do Lubango, província da Huíla, acolhe a partir de hoje, 08, até ao dia 12,a Expo-Huíla, maior exposição da região Sul

POR: Miguel Kitari

Arranca hoje, às 15 horas, no Complexo da Nossa Senhora do Monte, no Lubango, a 27ª edição da Expo-Huíla. Com grande adesão, a feira marca as festividades da padroeira da cidade do Lubango e superou as expectativas. Até ontem, 07, a AAPCIL, organizadora da exposição, já contabilizava mais de 280 expositores inscritos. “E como temos um espaço muito limitado no Complexo da Nossa Senhora do Monte, optámos por fazer stands pequenos para que todos possam ter um lugar. Temos novas empresas num ano em que vamos dar maior atenção ao que se produz no país”, disse Paulo Gaspar, referindo ainda que no ano passado participaram 250 expositores.

A 27ª edição da Expo-Huíla vai decorrer até ao dia 12 do mês em curso e marca igualmente o retorno das grandes empresas, como é o caso da Sonangol. A Unitel e a Zap são outras empresas de dimensão nacional com presenças confirmadas na feira, assim como a Cuca e a Ngola, esta última ao nível local. Ao contrário do ano passado, em que participaram apenas seis bancos, este ano estarão presentes nove instituições bancárias. “Teremos também o sector dos seguros em peso, com destaque para a Ensa Seguros. E como sempre, estarão aqui todos os municípios da província da Huíla”, referiu.

Paulo Gaspar acrescenta que “era nossa intenção estabelecer parceria com a TAAG no sentido de termos uma redução do preço do bilhete de passagem para quem viaja para o Lubango neste período das festas, porém é algo que só será possível no próximo ano”, lamentou. No entanto, avançou que foi assinado um acordo com alguns hotéis no sentido de reduzirem os preços para os expositores e visitantes que se deslocarão ao Lubango por altura da Expo- Huíla. Paulo Gaspar explica que, além disso, o convénio prevê ainda a redução de preços na alimentação e na hospedagem. Este ano a Expo-Huíla vai contar com expositores da Namíbia, de Portugal, da Polónia, e da África do Sul.

Investe-Huíla em Novembro

A realização do Fórum de Investimentos da província da Huíla visa mostrar as potencialidades da região aos eventuais investidores Segundo o presidente da AAPCIL, o evento vai reunir empresários da Huíla, Benguela, Namibe, Cunene, Huambo, Luanda e representantes diplomáticos. Paulo Gaspar avançou ainda que é objectivo da organização que dirige atrair mais investimentos para a Huíla, facto que pode contribuir para a criação de oportunidades de empregos destinados aos locais e não só.

Últimas Notícias