Research Atlantico: Taxa de juro Luibor Overnight fixou-se em 16,38% em Julho

O menor nível desde Novembro de 2017

POR: Atlantico

Espaço Angola

A taxa de crescimento económico deverá atingir 2% em 2018, nível que supera em 0,3 p.p. a previsão de Abril do ano corrente, de acordo com o Country Report de Julho da The Economist Intelligence Unit. • A taxa de juro, Luibor Overnight, apurada no último dia do mês de Julho fixou-se em 16,38%, uma redução de 5,56 p.p. face à taxa verificada no mês anterior..

Espaço Internacional

Alemanha: As encomendas de fábrica registadas no mês de Junho apresentaram uma variação mensal de -4,0%, que representa uma redução de 6,6 p.p. face ao período anterior. China: O saldo da balança corrente apurado no segundo trimestre de 2018 apresentou superavit de 5,8 mil milhões USD, um aumento de 117% face ao nível registado no trimestre anterior.

Visão Atlantico

A taxa de juro, Luibor Overnight, apurada no último dia do mês de Julho fixou-se em 16,38%, uma redução de 5,56 p.p. face à taxa verificada no mês anterior. A contribuir para a redução da taxa, que sinaliza o custo de obtenção de liquidez no mercado interbancário na maturidade Overnigth, poderá estar as recentes medidas adoptadas pelo Comité de Política Monetária (CPM) que na última reunião reduziu a Taxa BNA de 18% para 16,5%, tal como as reservas obrigatórias sobre os depósitos em moeda nacional para 17% – inclusive para os depósitos da Administração Central, com impacto directo no aumento da liquidez dos bancos comerciais. Destaca-se que o nível registado representa o menor desde Novembro de 2017.

As encomendas de fábrica registadas no mês de Junho apresentaram uma variação mensal de -4,0%, o que representa uma redução de 6,6 p.p. face ao período anterior. A redução dos pedidos externos e internos em 4,7% e 2,8%, respectivamente, contribuíram para o desempenho negativo do indicador. Importa ressaltar que os pedidos apurados dentro de países membros do bloco europeu reduziram em 2,7%, enquanto os pedidos de países fora do bloco contraíram 5,9%. Em termos de categoria dos produtos, os bens de capital, consumo e intermédios reduziram em 4,7%, 4,5% e 2,3%, respectivamente. A redução apurada durante o período em análise representa o maior nível desde Janeiro de 2017, altura em que contraiu 4,8%.