EUA enfrenta ‘saia justa’ diplomática na disputa entre sauditas e canadianos

A aguda disputa diplomática entre a Arábia Saudita e o Canadá deixou os Estados Unidos – sócios e aliados de ambos os países – numa ‘saia justa’.

. No entanto, nesta Terça-feira (7), o Departamento de Estado americano exortou Riade a respeitar o devido processo no caso dos activistas de direitos humanos presos no país. A Arábia Saudita expulsou o embaixador canadiano, retirou o seu próprio representante em Ottawa e cortou relações comerciais bilaterais, depois que o Canadá denunciou uma ofensiva contra activistas de direitos humanos no reino. Uma porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse à AFP que Washington estava a par da situação, destacando que “Canadá e Arábia Saudita são parceiros próximos dos Estados Unidos”. A funcionária detalhou que Washington pediu a Riade mais informações sobre o caso dos activistas presos.

“Os Estados Unidos apoiam o respeito às liberdades internacionalmente reconhecidas e às liberdades individuais, inclusive a dissidência e o devido processo”, disse a porta- voz, que pediu para não ser identificada. “Continuamos a incentivar o governo da Arábia Saudita para que garanta que todos contem com um devido processo e para fornecer informação das acusações e do estado das acções legais contra os activistas”, prosseguiu. A Arábia Saudita mostrou-se incomodada quando o Canadá pediu a libertação imediata de alguns dos activistas. O reino suspendeu as bolsas de estudos para os estudantes sauditas no Canadá e planeia transferi-los para outros países, enquanto a companhia aérea estatal, a Saudia, está a suspender os seus vôos para Toronto.