Windhoek acolhe reunião permanente dos altos funcionários da SA DC

Começa hoje, 9, a Reunião do Comité Permanente dos Altos Funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), no âmbito dos preparativos para a 38ª Cimeira de Chefes de Estado e do Governo daquele órgão regional, a realizar-se de 17 a 18 deste mês, em Windhoek(Namíbia).

Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), enviada a OPAÍS, na sessão de trabalhos do Comité Permanente dos Altos Funcionários, o director do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, K.E. Mahoai, passará a presidência rotativa à secretária Permanente do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação da Namíbia, embaixadora Selma Ashipala- Musawi. A nota esclarece que, com base no programa de actividades do evento, no período da manhã do dia 10, Sexta-feira, está reservado um briefing à imprensa a ser dado pelos departamentos do Secretariado da SADC.

As reuniões sectoriais, preparatórias, prosseguem na tarde de Sexta-feira, 10, com a reunião do Comité de Finanças e, no Sábado, 11, a reunião do Comité Permanente dos Altos Funcionários, bem como a adopção da Agenda Anotada do Conselho. Mais adiante, a mesma nota explica que na próxima Segunda-feira, 13, acontece a sessão do Conselho de Ministros, onde se espera a presença do ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Manuel Augusto. Na sessão dos ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros, far-se-á a transferência da presidência do Conselho de Ministros da SADC, Lindiwe Sisulu, ministro das Relações Exteriores da África do Sul, para Natumbo Nandi Ndaitwa, ministra que ocupa a mesma pasta na Namíbia.

Já na Quarta-feira, de acordo ainda com a nota, o secretariado vai preparar a documentação discutida e compilada para aprovação dos estadistas, sendo que na Quinta-feira os Chefes de Estado e de Governo começam a desembarcar na capital namibiana, altura em que, nesse mesmo dia, acontece a reunião da troika. A 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo acontece na Sexta-feira, 17, com a abertura prevista para as 9 horas, nas instalações do Hotel Safari, em Windhoek, na Namíbia. De acordo ainda com o programa, prevê-se a possibilidade de o Presidente da República de Angola, João Lourenço, e do Órgão de Cooperção Política, Defesa e Segurança da SADC vir a discursar neste magno evento.