Secretário-geral da ONU pede desnuclearização urgente do planeta

Secretário-geral da ONU pede desnuclearização urgente do planeta

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou nesta Quinta-feira (9), em Nagasaki, um apelo para que se desnuclearize o planeta “urgentemente”.

Esta cidade japonesa foi vítima de um bombardeio atómico em 9 de Agosto de 1945. Mais de sete décadas depois, continua a existir “o espectro de uma matança impensável”, afirmou Guterres, primeiro secretário-geral da ONU em exercício a assistir a uma cerimónia em homenagem às vítimas de Nagasaki. Guterres lamentou que as potências nucleares gastem “quantias enormes” para modernizar o seu arsenal e que “os processos de desarmamento tenham sido freados, ou até mesmo parados”. “Há uma necessidade urgente de desarmamento de todo tipo, em particular nuclear”, insistiu.

O prefeito de Nagasaki, Tomihisa Taue, lançou um apelo similar e advertiu contra “a tendência, de novo visível, de alguns países de reforçarem a sua potência militar com armas nucleares”. O Japão está preocupado, em particular, com a ameaça representada pelo programa nuclear da Coreia do Norte, apesar de as tensões terem diminuído nos últimos meses. Como acontece a cada ano, um alerta soou em Nagaski, às 11h02 locais, a hora exacta em que a bomba atómica explodiu, em 9 de Agosto de 1945. A bomba de plutônio, apelidada de “Fat Man”, matou 74.000 pessoas e foi lançada pelos Estados Unidos. Três dias depois, os americanos lançaram outra bomba, a “Little Boy”, de urânio, que matou 140.000 pessoas na cidade de Hiroshima. Poucos dias depois, em 15 de Agosto de 1945, o Japão anunciou a capitulação e abriu o caminho para o fim da Segunda Guerra Mundial.