C4 Pedro actua hoje no Festival Baía das Gatas, em Cabo Verde

C4 Pedro actua hoje no Festival Baía das Gatas, em Cabo Verde

O evento promovido pela Câmara Municipal de São Vicente tem a duração de três dias e foi aberto ontem pela cantora portuguesa Dulce Pontes, e promete, uma vez mais, arrastar milhares de pessoas à praia que dá nome ao certame

POR: Augusto Nunes

O músico angolano C4 Pedro actua esta noite na 34ª edição do Festival Baía das Gatas em Cabo Verde, dois anos após a sua estreia no referido certame, em 2016. O cantor, que, segundo a agenda, encerrará este segundo dia do festival, partilhará o mesmo palco com os UB40, Astro & Mickey Virtu, do Reino Unido, e Cláudia Leite, do Brasil. Esta 34ª edição do Festival Baía das Gatas, aberta ontem pela cantora portuguesa Dulce Pontes, prossegue esta tarde com animação dos anfitriões DJ´s Rudy e Vava. O ponto mais alto do festival será marcado com a actuação do grupo UB40, Astro & Mickey Virtue, seguindo-se Cláudia Leite, e posteriormente C4 Pedro. Amanhã, Domingo, o último dia do espectáculo, além da habitual animação dos DJ´s locais, e desta vez Fatboy e MC ME, o palco do Baía das Gatas será reservado aos músicos, Batchart e Convidados, Mark Delman e Ary Beatz, Nelson Freitas, Richie Campbell e The 911 Band. Sexta-feira, dia em que se deu início ao festival, o palco da Baia das Gatas foi também partilhado pelos anfitriões, Dudu Araújo, Cremilda Medina, Ceuzany e Denis Graça. Encerrou o primeiro dia do festival o cantor, compositor e intérprete da música “Rasta Got Soul”, o jamaicano, Fantan Mojah.

Artistas e bandas

C4 Pedro, compositor, intérprete, guitarrista, produtor e empresário, nascido em Luanda a 7 de Julho de 1983, actua pela segunda vez no certame. A sua estreia neste festival ocorreu em 2016. O cantor deu os seus primeiros passos musicais na Bélgica, onde viveu durante 10 anos. Começou a sua carreira ao lado do seu irmão Lil Saint e tem lançados os álbuns Lágrima, Calor e Frio, a solo, e o CD Los Compadres em colaboração com o rapper Big Nelo. UB40, banda britânica com influências do reggae e pop, formada em 1978 na cidade de Birmingham, extraiu o seu nome de um impresso do fundo de desemprego, designado “Unemployment Benefit 40” (Benefício de Desemprego). A sua formação multi-racial reflete o meio de onde emergiram os seus membros. A banda formada pelos irmãos Ali (voz e guitarra) e Robin Campbell (guitarra), Earl Falconer (baixo), Mickey Virtue (teclados), Brian Travers (saxofone), Jim Brown (bateria) e Norman Hassan (percussão), popularizou ritmos jamaicanos entre os ingleses brancos de classe operária, agregando um forte carácter político-social.

Ali Campbell abandonou os UB40 em 2009, depois de 30 anos como vocalista desta banda britânica. Hoje, os UB40 seguem com o novo vocalista também irmão da dupla de fundadores. Cláudia Leite, cantora e compositora de música pop e axé music, nascida em São Gonçalo, Rio de Janeiro, Brasil, é uma das maiores do género juntamente com Ivete Sangalo. Desde pequena viveu em Salvador, onde desenvolveu as suas raízes musicais. Negalora, como também é conhecida nas lides artísticas, Cláudia leva nas suas músicas essa mistura brasileira que encanta o Brasil e o mundo. Actualmente trabalha na sua projecção internacional, que começou em 2014 com o show de abertura da Copa do Mundo, ao lado de Jennifer Lopez e Pitbull. Nelson Freitas, cantor e produtor musical holandês, de origem cabo-verdiana, nascido em 1975, incorpora no seu estilo musical o R&B e hip-hop acoplados com o zouk, a kizomba e a música tradicional de Cabo Verde. Ainda adolescente, aprendeu a entreter o público através do break dance. Depois de uma pausa como dançarino, tornou-se vocalista do grupo Quatro, que posteriormente passou a designar-se 4 Plus. Actualmente, Nelson assumese como produtor, escritor, cantor, engenheiro e proprietário da GhettoZouk Music, um selo por ele criado com artistas Chelsy Shantel e William Araujo.

O evento

A Baía das Gatas é uma angra natural, uma pequena localidade e um festival de música internacionalmente famoso, na Ilha de São Vicente, Cabo Verde. É uma enorme piscina natural fechada por rochas que formam uma barreira, localizada a pouco menos de 10 km a Leste da cidade do Mindelo, capital da Ilha, cujo nome se a abundância nas suas águas de uma espécie de tubarão denominado de tubarão-gata. O festival, considerado como um dos maiores eventos de Cabo Verde, foi lançado em 1984, e desde então, tem atraído milhares de espectadores, entre os quais, emigrantes e turistas.