Presidente da Assembleia Nacional participa na Cimeira da SADC na Namíbia

Em Junho, Angola acolheu a 43ª assembleia do Fórum parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (FP-SADC ).

O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, desloca-se Domingo, 12, à Namíbia para participar na 38ª cimeira dos Chefes de Estado da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC). A cimeira realiza-se nos dias 17 e 18 do corrente mês, na cidade de Windhoek. Um comunicado do Ministério das Relações Exteriores enviado ao OPAÍS, refere que na próxima Segunda-feira, 13, acontece a reunião do Conselho de Ministros da comunidade. O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, deverá estar presente no acto.

Segundo o comunicado, na referida sessão acontecerá a transferência da presidência do Conselho de Ministros da SADC de Lindiwe Sisulu, ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, para Natumbo Nandi- Ndaitwa, ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia. O secretariado vai preparar a documentação discutida e compilada para ser submetida à aprovação dos estadistas. Já na Quarta-feira, de acordo com com a nota, o secretariado vai preparar a documentação discutida e compilada para ser submetida à aprovação dos estadistas, sendo que na Quinta-feira os Chefes de Estado e de Governo começam a desembarcar na capital namibiana e nesse mesmo dia acontece a reunião da troika. A 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo acontece na Sexta- feira,17, com a abertura prevista para as 9 horas, nas instalações do Hotel Safari, em Windhoek.

De acordo ainda com o programa, prevê-se a possibilidade de o Presidente da República de Angola e do Órgão de Cooperação Política, Defesa e Segurança da SADC, João Lourenço, vir a discursar neste magno evento. A SADC foi criada a 17 de Outubro de 1992 e integra Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Seychelles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. Em Junho, Angola acolheu a 43ª assembleia do Fórum parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (FP-SADC). Na ocasião, os líderes parlamentares que participaram manifestaram a intenção de a cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC decidir sobre a transformação do fórum em Parlamento regional.