Bancos acreditam mais no mercado dos seguros

Bancos acreditam mais no mercado dos seguros

O mercado segurador conta agora com 51 sociedades mediadoras e oito gestoras que gerem 33 fundos de pensões, revelou, em Luanda o presidente do Conselho de Administração da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Aguinaldo Jaime, avançando ainda que os bancos estão cada vez mais ligados aos seguros.

Ao falar no espaço Grande Entrevista da TV Zimbo, sobre o sector de seguros em Angola e a situação económica do país, o gestor da ARSEG considerou a adesão ao seguro de vida pequena, atingindo apenas menos de cinco porcento, tendo apontado a falta de cultura dos cidadãos como a principal causa desta baixa. Considerou, por outro lado, a ligação entre o sector bancário e o mercado de seguros, que já acontece noutros países, como um facto que também começa a ser implementado em Angola, o que constitui uma vantagem na atracção de clientes ao mercado de seguros.

O gestor da ARSEG disse que actualmente os bancos comerciais começam a compreender que é positivo manter uma aliança com o sector de seguros, pois muitos bancos já começaram o processo de criação das suas próprias seguradoras. Afirmou que a tomada da banca angolana é um passo importante na economia nacional, por significar a detenção das rédeas da soberania económica, que passa pela emissão e detenção da moeda nacional, bem como pela criação de um banco central, supervisor do sistema bancário. A actividade de seguros em Angola existe desde 1922 e no final do período colonial apenas 26 seguradoras operavam no país. Actualmente, USD 10 milhões são necessários para a abertura de uma seguradora.

Operam no país 27 seguradoras dos ramos vida e não vida. A ARSEG está a trabalhar na criação de condições para entrada em funcionamento, ainda este ano, da Empresa Nacional de Resseguros (AngoRe,), que deverá reter uma boa parte dos riscos que são cedidos ao mercado internacional de resseguro.