Capital angolana acolhe Cimeira de líderes da África Central

Capital angolana acolhe Cimeira de líderes da África Central

A capital angolana acolhe, a 14 do corrente mês, uma Cimeira que vai juntar Chefes de Estado da região Central de África, com vista a avaliar a situação política em alguns dos países da zona, à luz dos últimos desenvolvimentos. A informação foi prestada em conferência de imprensa nesta Sexta-feira, em Luanda, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, quando fazia o balanço das actividades diplomáticas levadas a cabo pelo Presidente da República, João Lourenço.

Manuel Augusto, que prometeu fazer balanços regulares à imprensa sobre o estado da diplomacia angolana, adiantou que para a referida Cimeira, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, convidou os homólogos da República do Congo, Dennis Sassou Nguesso, do Ruanda, Paul Kagame, do Uganda, Yoweri Museveni, do Gabão, Ali Bongo, da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, para além do presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat. Informou que o encontro será dedicado à discussão e concertação política, tendo em vista a unidade, partindo do princípio segundo o qual os problemas da região devem ser, em primeira instância, resolvidos pelos líderes ou governos dos países da região.

Por outro lado, o ministro Manuel Augusto referiu-se ainda à actividade diplomática do estadista angolano, que teve como objectivo principal dar a conhecer ao mundo a nova realidade de Angola na sequência das eleições de 2017, a aprovação do programa do seu Governo e a nova dinâmica que a ela está associada. Afirmou que as acções diplomáticas têm por objectivos dar a conhecer as perspectivas de desenvolvimento económico do país e a captação de mais parcerias e investidores. Tem ainda como finalidade, de acordo com o chefe da diplomacia angolana, dar a conhecer as medidas que vêm sendo tomadas no sentido da criação de um melhor ambiente de negócios e as garantias de segurança jurídica para o investimento estrangeiro e as oportunidades que o mercado angolano oferece.

Recentemente, o Presidente João Lourenço, no âmbito do seu engajamento diplomático, discursou no Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), facto que, para Manuel Augusto, marcou uma nova era nas relações entre Angola e os representantes europeus deste fórum. Referiu-se ainda às participações de João Lourenço na 12ª Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que teve lugar na cidade de Santa Maria, em Cabo Verde, bem como na reunião dos BRICS, na África do Sul. Destacou a particular importância do encontro dos BRICS pelo facto de o Presidente angolano ter mantido encontros com os líderes da Rússia, China e Turquia, aos quais transmitiu informações sobre a nova realidade política, económica e social de Angola.