Banda UB 40 “domina” Baía das Gatas na estreia e deixa marca para os anais

Banda UB 40 “domina” Baía das Gatas na estreia e deixa marca para os anais

A actuação da banda inglesa UB 40, na madrugada de Domingo, na Baía das Gatas, será recordada como uma das melhores de sempre do festival, no dia em que a estância turística registou mais uma grande enchente.

Na cabeça dos milhares que preencheram o areal, certamente figurava UB 40 como cabeça de cartaz da 34ª edição, daí a enchente, por se tratar de uma banda mítica do Reino Unido, formada em 1978, cuja actuação só veio confirmar a expectativa que pairava no ar. “Parece que estou a ouvir o disco e não uma actuação ao vivo”, lançava um mindelense, olhos fixos no palco, quando qualificava o som debitado por Alli Campbell, Astro e Mickey Virtue e banda, completado por um outro colega, ao lado, que só pronunciava “incrível, incrível”.

Durante hora e meia, o UB 40 percorreu temas do seu mais recente álbum, mas sem dúvida que os sucessos mais antigos como “Kingston Town”, “Fall in love with you” ou “Red, red wine”, entre outros, foram os que “levantaram” o público da Baía das Gatas. Trata-se de uma banda com longo percurso, repleto de sucessos, várias vezes premiada, e por isso mesmo o “encanto” que exerceu no público, que desde os primeiros acordes conquistou, num “casamento” que só poderia dar em felicidade. UB 40 deixou o palco, logo de seguida ocupado pela brasileira Cláudia Leite que, mal entrou, disse sentir-se em casa, elogiou o Carnaval do Mindelo, e agradeceu o convite para actuar para pessoas “sensacionais”.

“Estou emocionada e vou levar esta imagem para o Brasil”, concluiu. Depois foi o ritmo quente do Axé da Bahia, por Cláudia Leite e sua banda, desfilando sucessos atrás de sucessos, com a plateia efusiva a corresponder, de braços erguidos e aos pulos. E não faltou uma incursão pelo célebre tema caboverdiano “Sodade”, pelas sonoridades do reggae, com uma interpretação do tema “Is this love”, de Bob Marley, e um tema do angolano Matias Damásio.