MPLA lamenta morte do veterano ciclista “Pepino”

MPLA lamenta morte do veterano ciclista “Pepino”

O Secretariado do Bureau Político do MPLA manifestou, esta Segunda-feira, “profundo sentimento de pesar” pelo falecimento do veterano ciclista angolano Alberto da Silva “Pepino”, ocorrido Sábado (11) na província de Benguela, por doença.

Numa mensagem de condolências, o MPLA recorda “Pepino” como um exemplo ímpar da geração do seu tempo, como um desportista corajoso, ciclista que desafiou a idade, unindo distâncias desta imensa Angola, simbolizando patrioticamente a unidade dos angolanos. O Secretariado do Bureau Político endereça “as suas condolências à família enlutada e à Federação Angolana de Ciclismo”, refere a nota saída da 15ª reunião ordinária, que decorreu sob orientação do vice-presidente do MPLA, João Lourenço. De 95 anos, “Pepino” foi homenageado no passado dia 01 de Julho, em Benguela, pelo Ministério da Juventude e Desportos, pelos feitos em prol da nação.

Alberto da Silva “Pepino” realizou várias digressões pelo país, de bicicleta, em homenagem aos heróis da pátria, antigos combatentes e crianças pobres. Recentemente, o veterano pedalou 34 quilómetros em 1h,44 minutos e 38 segundos, no percurso Benguela-Talamajamba, uma iniciativa inserida nas manifestações alusivas ao 57 anos do aniversário do início da luta armada. Em 2015, com 92 anos, pedalou 40 quilómetros no mesmo trajecto em uma hora e 19 minutos, com o propósito de homenagear os heróis de 4 de Fevereiro de 1961. Participou em 2009, pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos da Terceira Idade, na Califórnia, Estados Unidos da América. Em 2013 voltou a concorrer, tendo conquistado duas medalhas de ouro.