Automóvel avança contra o Parlamento em Londres e causa vários feridos

Automóvel avança contra o Parlamento em Londres e causa vários feridos

Vários peões foram feridos ontem, Terça-feira, 14, quando um veículo embateu nas barreiras de segurança do Parlamento britânico em Londres, anunciou a Polícia, que prendeu o motorista e designou o Comando Anti-terror para liderar a investigação.

“Às 7H37, um automóvel avançou contra as barreiras diante do Parlamento. O motorista foi detido pelos polícias presentes no local. Vários peões ficaram feridos”, afirmou a Polícia no Twitter. Poucos minutos depois, a Polícia britânica informou que nenhuma das pessoas feridas corria perigo. O homem detido é suspeito de actos terroristas. O Comando Antiterrorista da Polícia assumiu a investigação, informou a Scotland Yard. “Apesar de mantermos a mente aberta, o Comando Antiterrorista da Polícia Metropolitana lidera a investigação sobre o incidente em “Westminster”, anunciou a força de segurança no Twitter.

Toda a área do incidente foi isolada pela polícia

As redes sociais ilustram o momento em que polícias fortemente armados cercaram o veículo cor de prata, do qual retiraram o motorista, que foi imediatamente algemado. As ruas circundantes ao Parlamento em Westminster foram fechadas. Outros vídeos mostram o momento exacto da detenção do motorista. Diversas viaturas da Polícia e ambulâncias foram enviadas às proximidades do Parlamento, assim como o esquadrão anti-explosivos e cães farejadores. A estação de metro de Westminster também foi fechada. “Parecia um acto premeditado”, referiu Ewalina Ochab, que no momento do incidente atravessava o local, à agência britânica Press Association. “Eu caminhava para o outro lado. Ouvi um barulho e alguém gritou. Virei-me e vi um carro cinzento muito veloz, muito perto das barreiras, talvez sobre o passeio”, declarou. “A pessoa que conduzia o veículo não saiu”, concluiu.

Em 2017, o Reino Unido foi palco de uma onda de atentados, quatro deles reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, que causaram 36 mortos e 200 feridos. Um dos ataques foi em Março na Ponte Westminster, vizinha ao Parlamento. O autor do atentado de Março do ano passado, Khalid Masood, atropelou várias pessoas na ponte e acelerou o carro contra as grades do Parlamento. Depois, Masood desceu do carro, entrou na área do Parlamento e esfaqueou até um polícia até à morte, até ser morto pelos agentes das forças de segurança. Desde então, uma barreira de segurança de cimento e aço foi instalada ao redor das grades do Parlamento e nas calçadas que levam à ponte.