Presidente da República visita Quarta-feira a Alemanha

Presidente da República visita Quarta-feira a Alemanha

O Presidente da República, João Lourenço, vai visitar a República Federal da Alemanha nos dias 22 e 23 deste mês, segundo uma nota da Embaixada deste país em Angola enviada a este jornal.

Em Berlim, o estadista angolano vai encontrar-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, e com o Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier. Em 2014 João Lourenço visitou a Alemanha como ministro da Defesa Nacional e assinou um acordo de cooperação no domínio da Defesa. João Lourenço vai também participar numa conferência económica que tem por objectivo o aprofundamento das relações comerciais entre a Alemanha e Angola. No âmbito da visita, o Governo angolano e o Governo alemão vão assinar vários protocolos. Os dois governos têm a intenção de intensificar a sua cooperação na área da cultura, dos transportes, dos recursos naturais e da economia. Além disso, o Governo alemão está prestes a apoiar Angola na diversificação da sua economia.

Parceria abrangente

Durante a visita do Presidente José Eduardo dos Santos a Berlim, em 2009, e da chanceler Angela Merkel a Luanda, em 2011, os dois países acordaram uma cooperação de benefício mútuo. Desde então, as relações bilaterais entre os dois países se têm intensificado continuamente. Em 2010 foi inaugurado oficialmente um escritório da Delegação da Economia Alemã em Angola para fortalecer as relações comerciais. Nos últimos anos têm-se realizado vários projectos significantes em Angola por empresas alemãs. Em 2012 foi assinado um acordo cultural entre a Alemanha e Angola. Já em 2009, o Goethe- Institut foi estabelecido em Angola e desde então está empenhado no intercâmbio cultural entre as sociedades e as pessoas de ambos os países.

Em 2014, o então ministro de Defesa e actual Presidente angolano, João Lourenço, assinou um acordo de cooperação no domínio da Defesa com a sua homóloga, a ministra de Defesa alemã, Ursula von der Leyen. Por conseguinte, foram estabelecidos Gabinetes de Defesa junto da Embaixada da Alemanha em Luanda e da Embaixada de Angola em Berlim. A visita do Presidente da República a Berlim será um passo importante para continuar a desenvolver a parceria abrangente entre a Alemanha e Angola. O Governo alemão está convicto de que Angola é um parceiro indispensável em África e no mundo.