Embaixada da França apoia realização do Festi-Kongo 2018

Embaixada da França apoia realização do Festi-Kongo 2018

O festival é uma das recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), aquando da inscrição do Sítio Histórico de Mbanza Kongo na lista do Património Mundial, a 8 de Julho de 2017 na cidade de Cracóvia, Polónia.

A Embaixada da República da França em Angola propõe-se a apoiar, financeiramente, a realização em Novembro deste ano, do I Festival Regional denominado “Festi-Kongo”, a decorrer na cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire. O facto foi revelado Sábado, à Angop, pelo director do gabinete provincial da Cultura, Juventude e Desportos, Biluka Nsakala Nsenga. Segundo o responsável, a Embaixada Francesa em Angola está decidida em apoiar o Centro Histórico de Mbanza Kongo, na promoção, valorização e preservação deste Património Mundial, razão pela qual têm mantido reuniões regulares, em Luanda, onde são tratados vários pontos para o efeito.

O responsável lembrou que o Festi-Kongo é uma das recomendações da UNESCO, aquando da inscrição do Sítio Sistórico de Mbanza Kongo na lista do Património Mundial, A 8 de Julho de 2017 na cidade de Cracóvia, Polónia. Avançou que, para além de caravanas artísticas nacionais e locais, o evento contará também com a participação de outras oriundas dos dois Congos (Kinshasa e Brazzaville) e do Gabão, regiões que integravam o antigo Reino do Kongo, que tinha como capital Mbanza Kongo. Enumerou como actividades que serão desenvolvidas, durante o certame, espectáculos musicais, exibição de peças teatrais, exposições de artesanato, culinária tradicional, entre outras manifestações artísticas.

Além disso, segundo ainda Biluka Nsakala Nsenga, a embaixada Francesa, através do seu fundo direccionado para as actividades culturais, espera também patrocinar trabalhos que visam proteger o edifício do Museu dos Reis do Kongo contra a humidade e infiltração de água das chuvas. Precisou ainda que este apoio deverá ser extensivo aos projectos de formação de agentes culturais no domínio da gestão, num seminário a decorrer de 11 a 15 de Setembro deste ano, em Mbanza Kongo, a ser orientado por dois prelectores de nacionalidades francesa e brasileira. “Estes dois especialistas virão formar os promotores culturais ou de eventos artísticos locais, num seminário a decorrer no salão multi-uso do Museu dos Reis do Kongo”, adiantou o interlocutor, que disse terem sido inscritos já um número considerável de candidatos.

Centro Histórico

O Centro Histórico de Mbanza Kongo foi elevado a categoria de Património Mundial no âmbito do projecto “Mbanza Kongo, Cidade a Desenterrar para Preservar”, lançado em 2007, nesta cidade, durante uma Mesa Redonda Internacional. Antes disso, este sítio havia sido classificado como património cultural nacional, a 10 de Junho de 2013, por decreto Executivo. Desde a fundação do Reino do Kongo no século XIII, a cidade de Mbanza Kongo foi a sua capital, o centro político, económico, social e cultural, sede do rei e a sua corte, e como tal o centro das decisões.