ONG investe mais de EUR 900 mil em projectos agrícolas

ONG investe mais de EUR 900 mil em projectos agrícolas

A Organização Não-governamental Federação Luterana Mundial (LWF), investiu desde Julho de 2015, 999 mil euros em projectos sobre a subsistência de vida, direito a terra e revisão periódica universal, nos municípios do Léua, Lumege-Cameia, Camanongue e Luau.

Segundo a Angop, a organização filantrópica alemã “Pão para o Mundo” financiou o projecto concebido para três anos e cuja segunda fase de implementação iniciou em Julho último, segundo o seu responsável, Sabino Calucango. O responsável apontou que na primeira fase de implementação, o projecto abrangeu 36 mil camponeses de três municípios (Léua, Lumege–Cameia e Camanongue), legalizando 26 associações agrícolas, bem como foram alfabetizadas mil e 80 pessoas, correspondendo a 80 porcento de beneficiários do sexo feminino.

O projecto permitiu igualmente a delimitação de terras de 12 associações de camponeses, enquanto 14 outros processos aguardam pelo mesmo procedimento nos próximos meses. Fez saber que as actividades são desenvolvidas em colaboração com a União dos Camponeses Angolanos (UNACA), Gabinete da Família e Promoção Social, da Justiça e do Instituto Geográfico e Cartográfico de Angola (IGCA) e consistem fundamentalmente, na legalização das associações de camponeses e das terras.

A capacitação das autoridades tradicionais, líderes religiosos e camponeses, sobre a lei de terra, elaboração de projectos agrícolas, direitos humanos, advocacia e ministração de aulas de alfabetização, fazem parte, entre outras acções, do projecto. O responsável disse que nesta 2ª fase, a LWF pretende trabalhar em parceria com as universidades que operam na província, para sensibilizar os estudantes sobre a mesma matéria “lei da terra”, de forma que estes disseminem o conteúdo nas comunidades, a julgar pelo desconhecimento do assunto por parte da população local.