Bolton diz que alertou o enviado russo contra a interferência eleitoral em 2018

Bolton diz que alertou o enviado russo contra a interferência eleitoral em 2018

O assessor de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, John Bolton, disse na quinta-feira que havia alertado Moscou contra a intromissão nas eleições dos EUA em novembro, durante conversas com o chefe do Conselho Nacional de Segurança da Rússia.

Bolton disse também ter levantado com Nikolai Patrushev a questão do endurecimento das sanções económicas contra o Irão e disse que eles discutiram uma retirada em fases da presença do Irão na Síria, mas não deram detalhes. “Deixei claro que não toleraríamos (a eleição) se intrometer em 2018 e que estávamos preparados para tomar as medidas necessárias para impedir que isso acontecesse”, disse Bolton em entrevista colectiva após mais de cinco horas de conversas com Patrushev, em Genebra. A Rússia concorda em reabrir vários canais de comunicação com os EUA. Os Estados Unidos já impuseram sanções económicas contra a Rússia por causa da sua suposta interferência na eleição presidencial dos EUA, em 2016.

Moscovo nega as acusações. Bolton disse que as diferenças em relação à suposta interferência impediram os dois lados de emitirem uma declaração final conjunta após o primeiro encontro de alto nível deste tipo desde que Trump se encontrou com o presidente Vladimir Putin em Helsinquia em Julho. Em resposta a uma pergunta, Bolton disse que não divulgou na Segunda-feira a declaração da Microsoft de que hackers ligados ao governo russo haviam tentado lançar ataques cibernéticos a grupos políticos dos EUA. Ele observou que a Microsoft não era uma instituição governamental dos EUA.

LINHAS DE COMUNICAÇÃO

“Acho que fizemos muito progresso, identificamos certas áreas onde as linhas de comunicação poderiam ser restauradas e mais trabalho feito pelas agências afectadas – Departamento de Estado, Departamento de Defesa, outras agências também”, disse Bolton. Patrushev foi citado por agências de notícias russas como tendo dito que concordaram amplamente em reabrir as linhas de comunicação entre os seus respectivos ministérios de Estrangeiros e de Defesa. Bolton, um dos principais líderes do governo Trump em lidar com o programa nuclear do Irão, manteve conversações com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em Jerusalém nesta semana.