festival: Arranca hoje a 15ª edição do Luanda Cartoon com a participação de mais de 30 artistas

festival: Arranca hoje a 15ª edição do Luanda Cartoon com a participação de mais de 30 artistas

Durante a inauguração da exposição, que ficará patente até 31 do corrente, será realizado o lançamento de revistas de Banda desenhada e a exibição de curtasmetragens de animação

POR: Antónia Gonçalo

A 15ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação, designada Luanda Carton, arranca hoje às 18 horas no Camões- Centro Cultural Português (CCCP), em Luanda, com a participação de mais de 30 artistas nacionais e estrangeiros. O acto inaugural da exposição, que ficará patente até ao dia 31 do corrente, contará com a presença de artistas brasileiros e congoleses, serão lançadas revistas de Banda Desenhada com a presença dos respectivos autores para a sessão de autógrafos, bem como a exibição de curtas-metragens de animação.

O Festival realiza a sua 15ª edição consecutiva no quadro de uma parceria entre o Olindomar Estúdio e o CCCP, além da exposição de caricaturas e banda desenhada, ao longo da semana que dará lugar a um Ciclo de Cinema de Animação, a dinâmicas entre os artistas em torno da Banda Desenhada e a um “pocket show”. O festival pretende provocar uma reflexão alargada sobre a Banda Desenhada no país, descobrir novos talentos, conquistar novos leitores, animar o intercâmbio entre artistas nacionais e estrangeiros, além de incentivar um espaço em que se possa discutir sobre o cartoonismo.

Sobre o festival

O Festival Luanda Cartoon foi criado em 2003 pela dupla de irmãos cartoonistas, Lindomar de Sousa e Olimpíada de Sousa. Desde o seu lançamento, tornou-se regular até atingir projecção internacional, em 2010. O Festival continua a ser único do género em Angola, além de ser um evento de referência na banda desenhada da África Austral, é o mais importante dos PALOP.