loader

Cooperativa aumenta capital social em mais de 50%

A cooperativa de crédito Coocrefp aumentou o seu capital social de 18 para cerca de Kz 50 milhões, facto que possibilitou a concessão de micro-créditos aos filiados no valor de Kz 27 milhões. Em relação ao capital social, verificou-se um aumento de mais de 50%, em três anos

O aumento do respectivo capital, registado no período de 2015, em que foi criada a Coocrefp a 2018, resultou dos depósitos efectuados pelos membros da cooperativa, avaliados em Kz 30 milhões. Os números foram apresentados por Carlota Pataca.

Carlota Pataca enfatizou que os micro-créditos, que variaram de Kz 200 mil a um milhão, serviram fundamentalmente para suprir algumas necessidades dos filiados, em função da situação financeira que o país atravessa.

Em declarações à imprensa, durante uma palestra com o tema “Empreendedorismo e cooperativismo”, enquadrada na comemoração do terceiro aniversário da cooperativa, a ser assinalado no dia 26 de Agosto, a responsável reconheceu que desde 2015 até à presente data a instituição também registou uma evolução no seu património líquido, registando um valor de cerca de Kz 230 milhões.

A directora avançou que semanalmente duas pessoas filiadas beneficiam do micro-crédito, priorizando os indivíduos com maior dificuldades financeiras.

O financiamento concedido aos filiados, segundo a responsável associativa, é utilizado para o consumo e desenvolver o espírito de empreendedorismo, investindo o capital em pequenos negócios. Explicou que a Concrefp é sustentada pela contribuição dos membros, que apoiam a instituição com as suas quotas.

As contribuições dos associados, em parceria com outras instituições, têm servido essencialmente para concessão de micro-crédito, que funciona rotativamente em forma de “Kixiquila” entre os filiados.

Os filiados da Concrefp beneficiam também de outros serviços, como “créditos especiais” (com taxa de juros bonificados), “cartão que alimenta”, que possibilita comprar bens e serviços em prestações ou a um preço módico, bem como consultas de oftalmologia com descontos de 15% do preço habitual.

Referiu que foram concedidos micro-crédito aos associados através do capital social, em parceria com as instituições financeiras.

A cooperativa de crédito Coocrefp, que tem a missão de cultivar o espírito de solidariedade para melhoria das condições económicas e sociais das famílias, é uma instituição financeira não bancária independente, criada pelos funcionários dos órgãos auxiliares da Presidência da República e supervisionada pelo Banco Nacional de Angola (BNA), que licenciou esta cooperativa em 2014. Começou a sua actividade em 26 de Agosto de 2015, com 700 membros. Actualmente possui mil e 50 filiados.

Com Angop

Últimas Notícias