loader

Agricultores brasileiros a caminho de Angola para investir

Uma delegação constituída por representantes de diversas cooperativas agrícolas brasileiras visita Angola no próximo mês, para identificar oportunidades de investimentos e participar num fórum económico que vai apurar os desafios do agronegócio.

A actividade está enquadrada nas festividades da 13ª edição da Semana do Brasil, que este ano vai decorrer entre os próximos dias 8 e 15 de Setembro, numa promoção da Associação de Empresários e Executivos Brasileiros em Angola (AEBRAN), com apoio da embaixada brasileira no nosso país. Segundo a presidente da AEBRAN, Arlete Holmes, os agricultores brasileiros vão apresentar a experiência do Brasil na exploração agrícola, com vista a apoiar Angola nos esforços desenvolvidos no âmbito da produção nacional e da diversificação económica. “O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo, e Angola tem potencial agrícola muito grande.

É por isso que esse evento será muito proveitoso para os dois países”, previu. Referiu que a crise económica que Angola vive e a recessão económica no Brasil afectaram as relações comerciais entre os dois países. Contudo, revelou que as empresas brasileiras mantém o interesse de investir no mercado angolano, sobretudo no sector agrícola. “As cooperativas agrícolas que visitam Angola reúnem vários empresários e agricultores, que visitarão várias províncias do país para identificar o potencial agrícola de cada região e as oportunidades de investimento. Teremos igualmente um representante do Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, que terá encontros com membros do Governo”, revelou Arlete Holmes.

Fórum reúne empresários

O fórum pretende reunir empresários diversos, também será uma oportunidade para o intercâmbio entre empresários, executivos, e instituições públicas e privadas. Nele, será ainda analisado o estado das telecomunicações e a questão da partilha de infra- estruturas. Serão ministradas quatro palestras, sendo o prelector da primeira Ronaldo Trecenti, engenheiro agrônomo brasileiro e consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Brasil (SENAR), entidade vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil que assiste 3 milhões de brasileiros do meio rural. Será também ministrada uma palestra sobre “O Sistema de Integração Lavoura Pecuária e sua Aplicação em Angola”, ferramenta que consiste na exploração integrada de actividades agrícolas e pecuárias.

Durante o fórum, será também apreciada a produção da Companhia de Biocombustivel de Angola (BIOCOM) e a sua contribuição para a economia angolana. Recorde- se que BIOCOM é a primeira empresa produtora de açúcar, etanol e energia eléctrica a partir da biomassa. Este ano, a companhia prevê produzir 100 mil toneladas de açúcar, 20.304 metros cúbicos de etanol e 110 gigawatts de energia eléctrica. Instalada numa área de 81,1 mil hectares, 11 mil dos quais estão reservados à preservação da fauna e flora local, estando 70,1 mil hectares reservados à agricultura. Actualmente, o plantio da cana-de-açúcar cobre 15 mil hectares, podendo chegar a 42,5 mil hectares na safra de 2022.

Semana do Brasil

A Semana do Brasil tornou- se uma tradição no calendário da Associação de Empresários e Executivos Brasileiros em Angola (AEBRAN), sendo actualmente um dos seus principais eventos. A actividade inclui eventos culturais, sociais e comerciais que reúnem e debatem a actuação da comunidade empresarial brasileira em Angola. Na sua 13ª edição estão confirmadas actividades como o Fórum Económico, apresentações musicais, mostra de gastronomia e exibição de filmes brasileiros. A AEBRAN reúne actualmente cerca de 52 empresas brasileiras que actuam em diversos sectores em Angola.

Últimas Notícias