Pai morto, mãe espancada e filha violada por causa da feitiçaria na Guiné-Bissau

Pai morto, mãe espancada e filha violada por causa da feitiçaria na Guiné-Bissau

Populares de uma aldeia de Biombo, no nordeste da Guiné-Bissau, assassinaram um homem idoso, espancaram a sua mulher e violaram a filha de 24 anos, por consideram que o progenitor era um feiticeiro.

 Samba Baldé, presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos na região de Biombo, confirmou à Lusa a ocorrência do macabro caso, que, disse, “abalou e está a intrigar toda população” daquela região, situada a 60 quilómetros de Bissau.

“Toda a gente está por saber quem foi, ou quem foram os autores destes atos hediondos”, afirmou Baldé, salientando que o ataque teria acontecido na madrugada de segunda-feira.

Citando relatos de populares, o presidente da Liga dos Direitos Humanos de Biombo, indicou que o patriarca, de cerca de 70 anos, foi encontrado morto e o corpo deixado debaixo de cajueiros.

A filha disse ter sido violado por cinco homens e que só escapou quando um sexto homem a tentava levar à força para fora da casa do pai que, entretanto, já tinham assassinado com golpes de armas brancas, contou.

A jovem referiu que o pai foi morto quando se encontrava deitado no seu quarto. A mãe, uma idosa também, foi agredida pelos carrascos do pai.

Os autores do crime disseram que “estavam a castiga-lo pelas práticas de feitiçarias que ele andava a fazer na aldeia”, observou a filha do homem assassinado.

“Há muito tempo que certas pessoas aqui da aldeia ameaçavam que um dia ainda matariam o meu pai e foi o que acabou por acontecer”, explicou a jovem, citada por uma rádio de Bissau.

O presidente da Liga dos Direitos Humanos de Biombo está a acompanhar o caso “até que os todos os implicados sejam traduzidos à Justiça”.