loader

Darlingue Samuel: O engenheiro de petróleos que apostou na pastelaria

Já trabalhou como programador de software, já vendeu produtos para animais. Hoje, dirige uma loja de pastelaria pretende aumentar o espaço e a petrechar com equipamentos.

Formado em engenheira de petróleos e gás, pela universidade Ivano-Frankivsk, na Ucrânia, a falta de colocação no mercado de emprego no país incentivou Darlingue Samuel a procurar um meio de sobrevivência. Foi assim que surgiu a loja que vende produtos de pastelaria CONFMAT que vem colmatar as dificuldades que os amantes de pastelaria enfrentam. Natural da província de Cabinda, Darling Samuel estreou-se no mundo do emprego, na Ucrânia, em 2015, como assistente de vendas numa empresa que fornecia programas de software e anti-vírus. Passado algum tempo, largou o primeiro emprego e foi trabalhar para outra empresa como gerente de loja de equipamentos para animais, vendia ração e roupa, ao mesmo tempo que fazia a sua formação académica, na área de Petróleo e gás.

Após concluir a licenciatura e o mestrado em exploração de depósitos de poços de petróleo, Darlingue Samuel decidiu regressar a Luanda com o intuito de pôr em prática tudo o que aprendera durante a formação. Mas, enquanto esperava ser enquadrado decidiu dar continuidade ao negócio que fazia na época de estudante, criando uma página na Internet para divulgar os seus produtos de pastelaria. A ferramenta permitiu o acesso a mais de 3 mil seguidores e clientes online. “Estava há um ano a entregar currículos em várias empresas petrolíferas no sentido de conseguir um enquadramento, mas não obtinha resposta”, lembrou. Já em Luanda, Darlingue Samuel teve a ideia de abrir uma loja de produtos de pastelaria CONFMAT Comércio e Serviços (SU) Lda, no bairro do Camama, rua do colégio Mundo Novo, casa n 95, com um investimento inicial estimando de Kz 700 mil.

“Durante um ano vendia produtos pela Internet e fazia entregas, mas tinha muitas dificuldades para efectuar as entregas porque no nosso país as casas não estão numeradas. Por isso, é difícil localizar um cliente”, lamenta. A loja de pastelaria CONFMAT vende moldes diversos, injectores (material usado para o fabrico de bolos), temas de bolos, pasta americana, chocolate, corantes em gel, cartão para bolos, espátulas, cortadores e outros itens. Os produtos são importados de países como Inglaterra, China, Ucrânia e a África do Sul. A ideia de abrir a loja de produtos de pastelaria surgiu quando a noiva de Samuel pretendia fazer bolos requintados e não encontrava os itens. Teve de os importar. Como qualquer negócio, Darlingue Samuel enfrenta dificuldade na aquisição de divisas para comparar os materiais de pastelaria e muitas vezes recorre ao mercado informal.

Projectos

A principal meta do empreendedor passa por aumentar o espaço da loja e a apetrechar com equipamentos, nomeadamente, vaporizador a aerógrafos (um dispositivo coberto de metal que serve para pintar o bolo) para os confeiteiros.

Últimas Notícias