Pentágono quer cancelar ajuda de USD 300 milhões ao Paquistão

Pentágono quer cancelar ajuda de USD 300 milhões ao Paquistão

O exército dos Estados Unidos deseja cancelar uma ajuda de 300 milhões de dólares ao Paquistão em consequência da falta de acções decisivas por parte de Islamabad para apoiar a estratégia regional americana, anunciou o Pentágono

O Governo americano pressiona o Paquistão a adoptar medidas enérgicas contra os refúgios de militantes islâmicos no país e suspendeu no início do ano um auxílio de milhões de dólares em segurança para Islamabad.

“Devido à falta de acções decisivas do Paquistão em apoio à Estratégia para o Sul da Ásia (…) foram reprogramados 300 milhões de dólares (pelo Departamento de Defesa) no período Junho-Julho de 2018 para outras prioridades urgentes”, afirmou o tenente-coronel Kone Faulkner num e-mail enviado à AFP.

O Departamento de Defesa “aguarda uma determinação do Congresso para saber se o pedido de redistribuição será aprovado ou rejeitado”, completou Faulkner.

O Paquistão trava uma batalha contra grupos de militantes islâmicos que ameaçam a segurança do país. Mas fontes do Governo dos Estados Unidos acusam alguns funcionários paquistaneses de ignorar ou até colaborar com grupos que executam operações contra o Afeganistão, a partir de refúgios seguros ao longo da fronteira entre os dois países.

Estes grupos ameaçam o Governo do Afeganistão, apoiado pelos Estados Unidos, e mataram vários soldados americanos que foram enviados à região desde os atentados de 11 de Setembro de 2011.