Cerca de 400 presos conseguem fugir após uma revolta numa prisão Líbia

Cerca de 400 presos conseguem fugir após uma revolta numa prisão Líbia

Os homens conseguiram forçar as portas da prisão e fugir. Temendo pelas suas vidas, os guardas prisionais foram incapazes de controlar os tumultos, revelou a Polícia local

Cerca de 400 presos conseguiram escapar-se, Domingo, de uma prisão no Sudeste em Tripoli, capital da Líbia. Segundo a Polícia local, os homens conseguiram forçar a abertura das portas do estabelecimento prisional de Ain Zara, onde estão presos muitos apoiantes do ex-líder Muammar Kadhafi, acusados de várias mortes durante a revolta contra o governo em 2011.

Na prisão de Ain Zara, os reclusos são todos do sexo masculino. Segundo ainda a Polícia, os guardas prisionais, temendo pela sua vida, foram incapazes de controlar os tumultos, que eclodiram durante confrontos entre grupos rivais na capital e obrigou o Governo de Acordo Nacional da Líbia, apoiado pela ONU em Tripoli, a declarar estado de emergência.

“Exige-se a adopção de todas as medidas militares e civis para garantir a segurança da população e proteger tanto a propriedade privada como as instalações e instituições públicas vitais”, explicou o Governo em comunicado.

O Executivo liderado por Fayez al-Serrakh informou ainda que foi criado um gabinete para gerir o estado de emergência, avisando as partes em conflito de que terão de enfrentar as consequências se tentarem aproveitar a ocasião para avançar nos seus objectivos.