Bolsa de Valores de Angola obtém certificação internacional

Bolsa de Valores de Angola obtém certificação internacional

O passo abre um canal para entidades externas interessadas em investir em Angola terem acesso a informações sobre os títulos disponíveis para negociação nos mercados BODIVA. Numa primeira fase, que arranca este mês, a BODIVA passará a emitir o código ISIN, Número Internacional de Identificação de Valores Mobiliáriosminas e Turismo

Bolsa de Dívida de Valores de Angola – Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A (“BODIVA”), diz que foi admitida como Membro Associado da Association of National Numbering Agencies (ANNA), que é a associação internacional que tem como missão padronizar códigos de identificação de valores mobiliários numa escala global.

Como Agência Nacional de Numeração, a BODIVA será responsável, em Angola, pela atribuição de códigos de identificação às emissões de valores mobiliários e instrumentos derivados, respeitando os padrões da Organização Internacional de Normas ISO – (International Organization for Standards), refere em comunicado.

“Numa primeira fase, iniciando em Setembro deste ano, a BODIVA passará a emitir o código ISIN (International Securities Identification Number – Número Internacional de Identificação de Valores Mobiliários), padrão internacional usado para a identificação única de instrumentos financeiros, incluindo acções, instrumentos de dívida e instrumentos derivados”, refere ainda.

Através do ISIN emitido pela BODIVA, será possível identificar aspectos como país de emissão, emitente, e características da emissão. Na segunda fase, que terá início no final do ano, a BODIVA disponibilizará os códigos de identificação CFI (Classification of Financial Instruments – Classificação de Instrumentos Financeiros) e o FISN (Financial Instrument Short Name).

Em nota, a Bolsa de Dívidas e Valores de Angola assinala que “ao assumir a responsabilidade de atribuir os códigos de identificação, a BODIVA atende a padrões rigorosos e detalhados sobre como registar e actualizar os Valores Mobiliários, procurando manter as exigências e as práticas sincronizadas com as mudanças das condições de mercado”, ressalta.

Refere ainda que este passo abre um canal para entidades externas interessadas em Angola acederem à informação sobre os títulos disponíveis para negociação nos mercados BODIVA. Sobre a BODIVA A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) é a Bolsa de Valores do mercado angolano.

Tratase de uma entidade gestora cujas responsabilidades passam por assegurar a transparência, eficiência e segurança das transacções nos mercados regulamentados de valores mobiliários, com o objectivo de estimular a participação de pequenos investidores e a concorrência entre todos os operadores.

A BODIVA conta com 17 membros, maioritariamente bancos, que fazem negociações e liquidações.