loader

Sebastião Cutaba advoga mais divulgação da poesia de Neto nas escolas

O membro do Secretariado Provincial da JMPLA, Sebastião Luís Félix Cutaba, advogou em Ndalatando, província do Cuanza- Norte, a necessidade de as escolas massificarem a divulgação da poesia do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto

O político, que falava no termo do concurso literário de declamação de poemas da autoria de Agostinho Neto, defendeu, igualmente, a primazia de as instituições de ensino conceberem programas em que figuras proeminentes da história de Angola sejam retratadas.

Afirmou que no caso de António Agostinho Neto o programa permitirá que as próximas gerações conheçam (por via da sua poesia e não só) quem ele foi, para que cada criança possa ter a possibilidade de falar, na sua comunidade, sobre os ensinamentos do político e líder angolano falecido a 10 de Setembro de 1979.

Para Sebastião Luís Félix Cutaba, a poesia de Agostinho Neto faz recordar aquilo que foram os seus anseios de ver o povo libertado (enquanto nação na altura colonizada), acrescentando que a poesia de Neto despertou a consciência de muitos nacionalistas para a luta libertadora, de cujos resultados os angolanos hoje usufruem.

Salientou que a poesia de Neto ainda não é suficientemente divulgada, tendo lamentado o facto de a divulgação acontecer apenas por ocasião das comemorações da data natalícia daquela proeminente figura, o 17 de Setembro.

“O nosso apelo é que não se espere pelo mês de Setembro para que acções do gênero se realizem”, concluiu, indicando que as escolas são os melhores locais para o efeito. Do concurso ora realizado (fase municipal), numa iniciativa da JMPLA, participaram alunos de quinze escolas, mormente da sétima, oitava e nona classes, tendo sido apurados nove representantes à fase provincial, a decorrer a 16 de Setembro.

Os nove apurados receberam como prémios Kits de material escolar que incluíram mochilas, cadernos, lápis e borrachas, entre outros meios. O concurso insere-se num projecto da JMPLA denominado “Prémio Declamar a Poesia de Agostinho Neto”.

Últimas Notícias