Bureau Político do MPLA com novas figuras

Bureau Político do MPLA com novas figuras

Sob a direcção do Presidente do MPLA, João Lourenço, realizou-se ontem, em Luanda, a 4ª Reunião Extraordinária do Secretariado do Bureau Político, eleito a 08 de Setembro, na sequência do 6.º Congresso Extraordinário.

Na reunião, segundo um comunicado enviado a O PAÍS, os membros deste organismo nacional enalteceram a forma como decorreu o 6.º Congresso Extraordinário do Partido, realizado sob o lema “com a força do passado e do presente, construamos um futuro melhor”, tendo saudado os delegados e todos os que contribuíram para o seu êxito.

De acordo com a nota, o Bureau Político saudou a eleição de João Lourenço para o cargo de Presidente do MPLA e manifestou o seu apoio incondicional ao novo líder, para que, “com a força do passado e do presente, o Partido possa melhorar o que está bem e corrigir o que está mal”.

O Bureau Político congratulou-se com a eleição, pelo Comité Central, da militante Luísa Pedro Damião para exercer as funções de VicePresidente do MPLA e a de Álvaro Manuel de Boavida Neto para o de SecretárioGeral do Partido.

De acordo com a alínea g) do Artigo 86.º dos Estatutos do MPLA, o Bureau Político procedeu a eleição do seu Secretariado, mediante proposta do Presidente do Partido, João Lourenço. Nesta senda, foram eleitos Manuel Pedro Chaves para secretário para Relações Internacionaias, Yolanda Gizela Ribeiro António dos Santos, secretária para a Política Social, e Jorge Inocêncio Dombolo secretário para a Organização e Mobilização.

Segundo a nota de imprensa, Paulo Pombolo é o novo secretário para a Informação e Diógenes de Oliveira foi eleito para o cargo de secretário para a Administração e Finanças.

A nova vice-presidente do MPLA, Luísa Pedro Damião, acumula também o cargo de secretária para a Política de Quadros, enquanto Salomão Xirimbimbi passa a dirigir a área Política e Económica. Mário Pinto de Andrade passa a cuidar dos assuntos políticos e eleitorais, enquanto Pedro de Morais Neto é o secretário para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

João de Almeida Martins (Ju Martins) é o secretário para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias. O Bureau Político do MPLA aprovou a indicação de Américo António Cuononoca, para dirigir o Grupo Parlamentar do Partido.

Aprovou, igualmente, a proposta de alteração da composição da Mesa da Assembleia Nacional, designando, para o efeito, Emília Carlota Sebastião Celestino Dias, para 1ª Vice-Presidente e Suzana Augusta de Melo, para 2ª Vice-Presidente.

Finalmente, o Bureau Político aprovou a proposta de indicação de Adriano Meireles Patrocínio para o cargo de director de Gabinete do Presidente do MPLA.