loader

Ciclo de Cinema Brasileiro arranca hoje com o filme “Elis” no CCBA

Um ciclo de cinema em alusão aos 196 anos da Independência do Brasil, assinalados a 7 deste mês, arranca hoje com o filme “Elis” e haverá outras 11 sessões, no Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA)

Texto de;: Antónia Gonçalo

Trata-se dos filmes “Lino”, “Hoje eu quero voltar Sozinho”, “Minha Mãe é uma Peça 2” e “O Escaravelho do Diabo” que serão apresentados até 15 do corrente. O acto de abertura das sessões que arranca com o filme “Elis”, contará com a presença da actriz protagonista, Andréa Horta, que estará disponível para conversar com o público.

Na Quarta-feira, 12, será ainda realizada uma outra sessão de “bate-papo” com a actriz, onde irão abordar sobre vários assuntos, entre eles o seu personagem no filme em que é protagonista e já lhe concedeu vários prémios.

As referidas sessões que se enquadram na 13ª Semana do Brasil, em alusão à Independência do país, que decorre desde 4 do corrente até 27, envolvendo várias actividades culturais, com destaque para música, gastronomia, exposição de artes plásticas e artes cénicas, sob a égide da (AEBRAN) em parceria com a Embaixada do Brasil e o CCBA.

O 2º Ciclo de Cinema decorrerá de 20 a 27 no Cinemax do Belas Shopping, com a exibição dos filmes “Como os nossos pais”, “Aquários”, “Que horas ela volta” e “Cinco vezes Chico”. Como objectivo, a actividade, para além da celebração o dia da Independência, há a divulgação da cultura brasileira aos demais povos e aproximar a comunidade brasileira aos seus hábitos e costumes.

Consta que os filmes que estarão em sessão são representativos da nova geração de cineastas brasileiros de diversos campos e premiados.

Sinopses

O filme “Elis”, que teve a sua estreia em 2006, conta a história de Elis Regina, protagonizado por Andréia Horta. É contada nesta cinebiografia o ritmo energético e pulsante da cantora. Ao mesmo tempo em que se chocava com a ditadura militar no Brasil, lutou com os seus próprios demônios pessoais.

O filme Elis está imbuído com a alma da cantora e do país que ela amava. “Minha Mãe é Uma Peça 2” é uma comédia que retrata a vida de Dona Hermínia (Mariana Xavier), uma mãe tida como a mais divertida do Brasil, apresentadora de TV, ficou famosa, mudou de endereço, de status económico, mas continua hilariante, irreverente e muito preocupada com os problemas da família.

“Hoje eu Quero Voltar Sozinho” retrata a vida de Leonardo, um adolescente cego, que, como qualquer outro, está em busca do seu lugar no mundo. Desejando ser mais independente, precisa de lidar com as suas limitações e a superproteção da sua mãe. Para decepção da sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeia libertar-se do seu quotidiano ao realizar uma viagem de intercâmbio.

Já o filme de aventura

“O Escaravelho do Diabo”, o irmão mais velho de Alberto Maltese é brutalmente assassinado, depois de receber pelo correio uma pequena caixa contendo um escaravelho.

O jovem

Alberto decide investigar o crime e ajudar o veterano delegado Pimentel a prender o culpado. Trata-se de um assassino em série. Todas as vítimas são ruivas legítimas e antes de morrer recebem o escaravelho.

Ao passo que o filme “Lino” retrata a história de um animador de festas muito azarado, que não aguenta mais o seu emprego, pois precisa de vestir todos os dias uma horrorosa fantasia de um gato gigante e aguentar os maus tratos das crianças.

Cansado de tudo e do trabalho, resolve buscar a ajuda de Don Leon, um suposto “mago” não muito talentoso, que o transforma justamente no que ele mais queria se livrar: a sua própria fantasia!

Últimas Notícias