Mais de mil empresas chinesas interessadas em vir para Angola

Mais de mil empresas chinesas interessadas em vir para Angola

Mais de mil empresas privadas chinesas de vários sectores estão interessadas em investir no país. A intenção foi manifestada, ontem, Segunda-feira, 10, durante uma reunião de empresários chineses, fez saber o presidente da CAC (Câmara de Comércio Angola-China), Arnaldo de Sousa Calado, em exclusivo ao OPAÍS

Texto de: Patrícia Oliveira

As empresas privadas da China têm mostrado um interesse crescente em expandir os seus negócios em África, escreveu a agência noticiosa Xinhua, citando empresários que participaram num recente encontro económico sino- africano. Segundo o presidente da Câmara de Comércio Angola-China, Arnaldo Calado, que foi ouvido em exclusivo pelo OPAÍS, logo após a reunião que teve lugar ontem, “é cada vez mais visível o interesse de empresas chinesas em investir no país, mas é preciso aumentar o volume de capital e acompanhar as negociações”, sublinhou.

Calado avançou que as referidas empresas também têm algumas exigências para poderem investir no país. Por esse motivo, prosseguiu, “ há a necessidade de melhorar o ambiente de negócios. Vamos negociar consoante os projectos apresentados, depois de passarem pela negociação com o Governo angolano”, disse.

Em sua opinião, esse interesse dos empresários chineses é um bom sinal, porque Angola precisa de investimentos, no entanto, é preciso que estes fiquem associados aos empresários angolanos, “porque queremos alavancar a economia angolana e os empresários nacionais”, referiu, o presidente da Câmara de Comércio Angola-China.

Cimeira muito concorrida A Cimeira de Cooperação do Sector Privado China-África, que decorreu na passada quinta- feira em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, contou com a participação de mais de 300 representantes de governos, empresas privadas e instituições de pesquisa da China e de África.

A capital de Zhejiang é a base de muitas das empresas privadas mais bem- sucedidas da China, casos da Alibaba e Netease, que representaram em 2017 quase dois terços do Produto Interno Bruto da província.

O grupo Futong é uma das 500 maiores empresas privadas da China em 2017 e líder no fornecimento de cabos e fibra óptica, estando já presente em África, nomeadamente no Quénia, Nigéria, Seicheles e Angola.

Estatísticas do Ministério do Comércio da China revelam que o comércio entre a China e África atingiu USD 170 mil milhões em 2017, um aumento anual de 14,1%. Nesse ano, a China colocou produtos em África no valor de USD 94,74 mil milhões, um acréscimo anual de 2,7%, tendo as importações aumentado 32,8% para atingir USD 75,26 mil milhões.