as esperanças sobem com os dois escritórios de ligação abertos na coreia do lado norte da fronteira

as esperanças sobem com os dois escritórios de ligação abertos na coreia do lado norte da fronteira

As coreias do Norte e do sul abriram na sexta-feira um escritório de ligação do lado norte da sua fronteira fortemente militarizada, criando um canal permanente de comunicação como parte de uma série de esforços para acabar com a sua rivalidade de décadas

Passos da Coreia do Norte e da Coreia do Sul para melhorar as relações estão em paralelo a uma proposta dos Estados Unidos e seus aliados para pressionar a Coreia do Norte a abandonar os seus programas de armas nucleares e mísseis balísticos.

A abertura do escritório de ligação conjunta em Kaesong, dentro do lado norte-coreano da fronteira, acontece dias antes de o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente sul-coreano Moon Jae-in realizarem a sua terceira reunião neste ano. “Os dois lados agora são capazes de dar um grande passo em direção à paz, prosperidade e unificação da península coreana, discutindo rápida e francamente questões decorrentes das relações inter-coreanas”, disse Ri Son Gwon, chefe da delegação da Coreia do Norte na cerimónia de abertura.

As duas Coreias comunicavam anteriormente por fax e por linhas telefónicas especiais, que muitas vezes eram cortadas quando as suas relações pioravam. Agora, eles poderão “discutir directamente as questões 24 horas, 365 dias”, disse o ministro da Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, durante a cerimónia.

O escritório terá até 20 pessoas, dos dois lados, com os sul-coreanos no segundo andar e os norte-coreanos no quarto andar do prédio de quatro andares. Vice-ministros irão chefiar as equipas no escritório e participarão em reuniões semanais, informou o Ministério da Unificação sul-coreano.

O escritório fica no complexo industrial de Kaesong, onde por cerca de uma década, as empresas sul-coreanas operaram linhas de produção com funcionários norte-coreanos no parque industrial.

O parque, que já foi o símbolo mais marcante da cooperação inter-coreana, está fechado desde Fevereiro de 2016, quando a tensão na península aumentou depois que a Coreia do Norte realizou o seu quarto teste nuclear.

O porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul, Baik Tae-hyun, disse nesta semana que espera que o escritório de ligação possa ajudar os Estados Unidos e a Coreia do Norte nas suas negociações. “Esperamos que isso também ajude o progresso das negociações de desnuclearização entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos”, disse Baik.

Moon e Kim concordaram com uma série de medidas para melhorar os laços numa Cimeira em Abril e reuniram-se na semana passada na capital norte-coreana Pyongyang, enquanto esperamos que possam ajudar a acabar com o impasse entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

A Coreia do Sul esperava abrir o escritório em Agosto, mas isso foi adiado quando as negociações de desnuclearização entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte estagnaram depois de uma Cimeira histórica entre Kim e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Singapura, em Junho.

No entanto, Kim enviou uma mensagem aos enviados sul-coreanos na semana passada dizendo que ele queria alcançar a desnuclearização durante o primeiro mandato de Trump. Trump descreveu a missiva como uma carta “muito calorosa” de Kim solicitando outra reunião, o que reacendeu as esperanças de progresso.