Gestores de restaurantes querem boa aplicação do IVA

Gestores de restaurantes querem boa aplicação do IVA

Gestores de restaurantes em luanda, como são os casos da marisqueira lisboa, Esplanada Grill, Gula Gula e a Panela de Barro não discordam da implementação do Imposto de Valor acrescentado (IVa), que entra em vigor no próximo ano. mas, defendem maior fiscalização e aplicação das receitas em sectores que mais precisam

Texto de: Patrícia de Oliveira

Os impostos são uma forma de o Estado arrecadar mais receitas. É neste sentido que começa a ser implementado, em 2019, o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), que os especialistas consideram mais simplificado.

Os gerentes de alguns restaurantes em Luanda concordam com a implementação do IVA que irá substituir o imposto de consumo no próximo ano. Segundo o gerente do restaurante a Marisqueira Lisboa, no Kilamba, António Maria, o novo imposto será benéfico para o país, porém, há necessidade de aumentar a fiscalização e garantir que os empresários cumprem com as suas responsabilidades de pagamento.

“Os impostos devem ser pagos. É um dever. Há muitos empresários que se furtam ao pagamento dos impostos e não lhes acontece nada. Espero que não aconteça o mesmo com o IVA”, salientou.

Segundo ele, o restaurante especializado em mariscos tem registado um número reduzido de clientes estrangeiros porque muitos foram de férias e outros deixaram o país por causa da crise económica. Por sua vez, o gerente do restaurante Esplanada Grill, Gaúcho Ferronato, também defende a implementação do mesmo imposto, de modo a melhorar alguns serviços públicos.

“Nos outros países já foi implementado o IVA, penso que só falta Angola”, diz Na sua opinião, os serviços de restauração no país tem apresentado melhor qualidade, tendo em conta a concorrência salutar e a variedade de comidas apresentadas. Localizado no Belas Shopping, a esplanada Grill, trabalha com serviços de buffet, rodízios e à carta.

O responsável referiu que a crise económica tem dificultado o funcionamento do restaurante. “A empresa viu-se obrigada, em Janeiro deste ano, a encerrar o restaurante Tai Ping que fazia parte do grupo, por falta de divisas”, referiu. Actualmente, o grupo Grill tem três restaurantes em diferentes pontos da capital. A mesma opinião defende o gerente do restaurante Gula Gula, Abel Ricardo.

O gestor acredita que este imposto vai ajudar a melhorar alguns serviços públicos tais como estradas, fornecimento de energia eléctrica e de água. “Penso que os empresários têm de contribuir com o pagamento de impostos, de modo a aumentar a receita fiscal do Estado”, reconheceu.

Entretanto, lamenta que o número de clientes tivesse reduzido consideravelmente por causa IVA, vai aumentar a receita fiscal e é um dever dos empresários contribuírem. Rui Cândido disse que, “tal como os demais restaurantes, a Panela de Barro, perdeu 70% dos clientes tudo por causa da crise e desvalorização da renda dos funcionários, quer do sector privado, quer do sector público.

A falta de divisa, de acordo com o gestor, também é um problema. “Tivemos de encerrar um restaurante do grupo, no bairro Alvalade, armazéns e lojas”, lamentou, sublinhando que, com o encerramento de estabelecimentos por falta de divisas, o Estado tem cada vez menos possibilidades de arrecadar receitas por via dos impostos.

há condições para implementação?

Se por um lado, o Executivo, através da Administração Geral Tributária, definiu 2019 como ano da implementação do Imposto sobre o Valor Acrescetado, por outro, os operadores económicos, sobretudo os do interior do país, pensam não estarem as condições criadas para o efeito.

Na província da Huíla, um segundo maior pólo populacional do país e com maiores centros turísticos, as condições não estão totalmente criadas. É o que diz o Presidente da Associação Agropecuária, Comercial e Industrial do Huíla (AAPCIL).

A falta de condições para a emissão de factura é, dentre outros, um dos problemas que Paulo Gaspar apresentou com preocupação, durante o processo de auscultação que teve lugar naquela província.

O que é o iva?

Trata-se de um imposto sobre o consumo que taxa os produtos, os serviços, as transacções comerciais e as importações. O IVA é um imposto indirecto que se aplica sobre o consumo e é financiado pelo consumidor final. Diz-se que é um imposto indirecto, uma vez que o fisco não o aufere directamente do tributário (contribuinte).