Namibe vai acolher o fórum regional do turismo

Namibe vai acolher o fórum regional do turismo

O objectivo principal é apresentar as potencialidades turísticas das províncias da Huíla, cunene, cuando-cubango e Namibe

Texto de: Brenda Sambo

com o objectivo de promover as potencialidades turísticas existentes na região Sudoeste do país, nomeadamente nas províncias da Huíla, Cunene, Cuando -Cubango e do Namibe, esta a provincia vai acolher um fórum regional em alusão ao dia Mundial do Turismo que se assinala no próximo dia 27 de Setembro.

A informação foi avançada em exclusivo a OPAÍS pela directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto da província do Namibe, Amélia Camunheira. Segundo a responsável, a realização deste fórum vai permitir criar estratégias para que turistas que visitarem uma determinada província possam criar condições para chegarem às outras províncias com facilidade e, assim, conhecer outros pontos atractivos. “Esse casamento vai ajudar a divulgar as potencialidades de cada região”, disse, acrescentando que “os pontos turísticos que não encontrarem no Namibe, por exemplo, os possam encontrar no Cuando-Cubango ou então no Cunene”, explicou.

Por isso, prosseguiu, as administrações municipais das quatro províncias pretendem também trabalhar em conjunto no sentido de melhorar cada vez mais as condições, de modo a fomentar o desenvolvimento do turismo interno. Segundo a responsável, a província do Namibe é uma das poucas províncias do país com turismo diversificado, razão pela qual, atrai muitos turistas. Amélia Camunheira acrescenta que, apesar desta variedade, ainda há pouca exploração dos pólos turísticos ao nível da província assim como a fraca adesão dos investidores na província.

Referiu que o governo da província está a trabalhar no sentido de recolher mais informações sobre os pontos turísticos e algumas potencialidades para dar a conhecer aos visitantes. A província conta com 250 unidades hoteleiras, entre hospedarias, hotéis e outros, e recebeu perto de 80 mil turistas no ano transacto, entre estrangeiros e nacionais.

Pólos Turísticos do Namibe

A província do Namibe possui diferentes pontos turístico, com principal realce para a planta welwitchia mirabilis, Centro Turístico da Muntipa, a lagoa do Arco, Praias Azul, Escadinhas, Miragem e dos Flamingos