Professores afastados recebem resposta positiva do governador de Cuanza-Norte

Professores afastados recebem resposta positiva do governador de Cuanza-Norte

Numa altura em que a directora provincial da Educação está suspensa, o governador da província de Cuanza-Norte reuniu-se, ontem, com um colectivo de professores afastados do Instituto Médio Comandante Benedito por aquela directora, a fim de eles regressarem ao secundário. O responsável máximo orientou a reposição da legalidade dos professores que estavam na primária quando foram contratados para trabalharem no secundário

Por: Madona Lourenço, no Cuanza-Norte 

Os professores do Instituto Médio Comandante Benedito no Cuanza-Norte, correspondente a mais de uma dezena, tinham sido afastados pela então directora provincial da Educação desde Fevereiro do corrente ano, e colocados a dar aulas no ensino primário – uma categoria abaixo da que tinham sido contratados.

Quando ocorreu essa situação, os professores já tinham as suas turmas constituídas e os respectivos horários, pelo que foram surpreendidos com a decisão da directora provincial da Educação, Maria de Carvalho. Os docentes estavam com muitas dificuldades de enquadramento, pois trabalhavam numa escola do Ensino Secundário e foram transferidos para o Ensino Primário.

“Se tem certas formações para lidar com a primária, só para ter noção, por exemplo, um professor que tem a formação de Geologia a dar aulas na iniciação, era uma dificuldade terrível”, adiantou Carlos Baião, porta-voz dos lesados. Diante desta situação, segundo o porta-voz, viram-se na obrigação de marcar uma audiência com o governador local, José Maria Ferraz dos Santos.

Reunidos na sede do Governo Provincial do Cuanza-Norte, ontem, às 15h, os professores viram o reacender de uma esperança que pensavam ter perdido. “Sendo o governador provincial uma pessoa que procura ouvir o povo, achamos por bem expor a nossa situação.

A resposta foi positiva e o Sr. governador garantiu-nos a reposição da legalidade, pelo que, nos próximos tempos regressaremos às aulas no II Ciclo, neste caso, no Instituto Médio Comandante Benedito”, frisou.

O governador exarou um documento que permitirá àqueles professores retornarem aos seus postos anteriores de trabalho, uma posição que deixa a classe regozijada, numa altura em que se sentiam sub-aproveitados.

Irregularidades levam à suspensão da directora

A directora do Gabinete Provincial da Educação do CuanzaNorte, Maria de Carvalho, está suspensa das suas funções desde Segunda-feira passada,17, por alegadas irregularidades cometidas na gestão da instituição, segundo um despacho do governador local. De acordo com uma nota do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Governo da Província do Cuanza-Norte, a responsável está suspensa do cargo que ocupava desde Outubro de 2017, na sequência de denúncias de “graves” irregularidades cometidas na gestão do sector da Educação.

O mesmo despacho determina a abertura de um inquérito ao Gabinete Provincial da Educação do Cuanza-Norte para apurar a veracidade das denúncias. O documento proíbe ainda a saída de Maria de Carvalho da província do Cuanza-Norte sem a devida autorização, durante a vigência da suspensão. Num outro despacho, o governador criou uma comissão para a gestão do sector que é coordenada pelo director da Educação no município do Cazengo, Letino Cristóvão, enquanto durar a suspensão de Maria de Carvalho.