Publicações: Livro sobre documentos da 2ª Guerra Mundial publicado em Londres

Publicações: Livro sobre documentos da 2ª Guerra Mundial publicado em Londres

O novo livro mostra desenhos raros feitos à mão, de um mapa de evacuação do regimento inglês em Dunquerque, bem como as notas pessoais do famoso discurso de Churchill, “End of the Beginning”

O Imperial Museum de Londres resolveu publicar em um livro que conta alguns documentos raros que remontam à Segunda Guerra Mundial, desde um desenho feito à mão, que delineava um plano de evacuação da cidade francesa de Dunquerque, até a algumas anotações que vieram dar origem ao discurso de Winston Churchill, End of the Beginning.

A mente por trás da colecta destes documentos foi Anthony Richards, que, ao avaliar centenas de documentos, decidiu compilar os 20 que melhor lhe pareceram definir o período da 2ª Guerra Mundial.

Richards é o curador responsável pela organização documental do Imperial Museum e é o autor do livro que dá pelo nome de The War on Paper, publicado ontem, Quinta- feira, dia 27 de Setembro. Na selecção que Richards fez, consta o diagrama de uma embarcação feito pelo capitão Ken Theobald, do 5º Batalhão da Royal West, pertencente ao regimento de Kent, com o objetivo de facilitar a evacuação das tropas inglesas das praias de Dunquerque.

Richards refere ao The Guardian que “as pessoas lembram-se de Dunquerque por causa da grandeza do acontecimento, foi uma operação de grande escala. O livro cobre apenas uma ínfima parte da praia, com o objectivo de contar a história de apenas uma unidade militar. Torna-se mais pessoal”.

A obra incluirá também a directiva assinada por Adolf Hitler que levou à invasão alemã da Polónia, o rascunho do discurso de Churchill supra-referido, notas escritas à mão do Tenente Coronel R. McLay enquanto foi membro do tribunal nos julgamentos de guerra de Belsen, bem como o documento que consentiu o rendição das forças Nazis. Neste livro podem-se ainda encontrar imagens, extractos de

cartas e diários de guerra, mapas e posters da época que ilustram esta publicação. A publicação desta obra coincide com a celebração de aniversário dos 80 anos da declaração Anglo-Germânica assinada em Munique no ano de 1938, que pretendia promover a paz entre os dois países.