Escola rural de Dinge “salva” adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Escola rural de Dinge “salva” adolescentes em situação de vulnerabilidade social

A Escola rural Cidadela Jovens de Sucesso, construída na comuna do Dinge, município de Cacongo, província de Cabinda, vai oferecer oportunidade de formação a dezenas de jovens de famílias desfavorecidas, que não tiveram, noutrora, oportunidades sociais

Texto de: Domingos Bento, enviado à Cabinda

É um sentimento de alívio e de salvação que Etelvina Manuel, de 15 anos de idade, diz ter por ser retirada das zonas de cultivo para uma das salas de aulas da Escola rural de Dinge, no município de Cacongo, que dista cerca de 80 quilómetros da cidade de Cabinda. Nos próximos três anos, a adolescente e outros mais de 200 jovens da sua idade, provenientes de famílias desfavorecidas, farão parte do programa de formação académica e profissional nas mais diversas áreas de especialidade da escola rural Cidadela Jovens de Sucesso, construída no âmbito das políticas de formação do Executivo para as comunidades mais carenciadas No primeiro contacto com OPAÍS, Etelvina Manuel disse que antes de ser seleccionada para fazer parte do referido projecto, passava a maior parte do tempo no campo e a cuidar dos irmãos mais novos.

A família, que é desfavorecida, não conseguiu dar sequência aos seus estudos, tendo terminado quando chegou à 6ª Classe. Porém, com a implementação da Escola Rural de Dinge, inaugurada na última Sexta-feira, a adolescente diz vislumbrar novos horizontes que poderão garantir- lhe o futuro por via da aposta na formação. “Sinto-me salva, porque vou poder fazer outras coisas.

Anteriormente não estudava, só passava o dia em casa. Agora já vou poder sonhar e pensar mais no futuro”, frisou a adolescente, tendo prometido esforçar-se para alcançar os seus objectivos. Paulino Mambene é também outro adolescente inserido no projecto de formação da Escola Rural na comuna do Dinge. Aos 16 anos de idade, o mesmo disse ser uma nova página que se abre para a sua vida.

Assim como a maioria, o rapaz é também proveniente de um meio vulnerável e, por essa razão, viu o sonho de continuar a estudar muitas vezes anulado, por falta de condições dos pais e de iniciativas sociais na sua zona de residência. Assim, com a abertura da Escola rural, Paulino e outros meninos da sua idade vêem novos caminhos a abrirem-se em prol de um futuro melhor, tendo em conta as ferramentas profissionais e académicas por que deverá passar durante os três anos de formação. “Aqui no Dinge é muito difícil a pessoa estudar. Temos poucas escolas e das que existem ficam muito distante.

Não tinha esperança de entrar e ser escolhido. Mas graças a Deus consegui. Vou-me dedicar”, frisou. Palco de realizações Os jovens e adolescentes de famílias desfavorecidas da comuna de Dinge, que foram inseridos gratuitamente no programa de formação da escola rural de capacitação e ofícios, “Cidadela Jovens de Sucesso”, vão poder receber formação técnica de nível médio também para fomentar o auto-emprego naquela região rural de Cabinda.

São rapazes e raparigas a partir de 14 anos de idade que receberão formação nas áreas da carpintaria, agricultura, serralharia e electricidade, como fez saber o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, que, durante o acto de inauguração do projecto, acrescentou que a iniciativa insere-se nos esforços do Executivo em capacitar adolescentes em situação de vulnerabilidade na formação integral e intensiva durante três anos. De acordo com o governante, a ideia do projecto é dar outro rumo à vida das pessoas mais necessitadas que, por vários factores, não tiveram oportunidade de estudar ou de se especializar numa área do saber.

A implementação da referida escola na comuna do Dinge vai permitir a redução dos níveis de exclusão e das assimetrias sociais por via da aposta na formação profissional e da promoção do auto-emprego a nível local. “Os beneficiários, quando terminarem a formação, constituirão um factor de desenvolvimento das próprias localidades, pois aqui aprenderão a viver no campo com dignidade, visto que colocamos à sua disposição formadores capacitados e equipamentos essenciais para uma melhor preparação”, notou.

Estar com os que mais sofrem

A formação integral e a gestão da Escola Rural de Dinge será da responsabilidade da Igreja Católica, que segundo o padre da Diocese de Cabinda, Silvino Mazunga, apostará num programa de formação e preparação dos jovens e adolescentes que se adeque às necessidades da comunidade local.

De acordo com o prelado, a Igreja esteve sempre ao lado dos que mais necessitam e, por isso, tem vindo a caminhar com as autoridades governativas no sentido de se continuar a ajudar e a prestar uma atenção especial a estas pessoas, desenvolvendo oportunidades de formação para que possam servir de instrumentos de resolução dos problemas. Por seu lado, o director da escola, Fernando Diogo, fez saber que, ao longo dos três anos, os jovens serão preparados para a vida.

Neste sentido, estão criadas todas as condições para que os formandos tenham um processo de aprendizagem tranquilo e em segurança. “Muitos dos nossos formandos vivem em zonas de risco. Temos meios de transporte para garantir a mobilidade. A ideia é conjugarmos todos os esforços necessários para que os jovens e adolescentes estudem, sem necessidade de se preocupar com a sua segurança e mobilidade”, atestou.

A escola rural de capacitação e ofícios Cidadela Jovens de Sucesso de Cabinda é a quinta do género existente no país, que, desde 2010, vêm sendo construídas de forma a integrar jovens e adolescentes no circuito de formação e ensino em forma de internato e externato. Juntas, já formaram mais de 4 mil adolescentes nos últimos oito anos, o que permitiu a elevação do número de centros de formação profissional para 143 unidades, bem como o aumentando da capacidade formativa do sistema nacional de formação profissional para cerca de 50 mil jovens anualmente.